Thursday, February 28, 2008

Um diagnóstico preliminar das explicações dos tumultos [2].

O grande ausente [fim].

É interessante notar que neste círculo acusatório na base de convicções as duas entidades apeladas são muito abstractas: o “Povo” e “Estado”. O indivíduo (cidadão) desapareceu, como actor da sua própria história. Ninguém sabe do seu paradeiro. A única coisa que sabemos dele é um conjunto de características e adjectivos colectivos e abstractos: deserdado, trabalhador, desempregado, residente dos bairros periféricos, honesto, racional, justiceiro, vive em condições precárias e por aí fora. Não sabemos como se organizam nos bairros. Não sabemos quantos vivem nos bairros “periféricos”? Não sabemos quantos auferem o salário mínimo. Não sabemos quantos são desempregados. Não sabemos quantos são arruaceiros. Não sabemos quantos têm necessidade de apanhar “chapa”, quantas vezes por dia. Não sabemos nada disso. Não sabemos quem é responsável pela limpeza e pela vigilância. Enfim, não temos o cadastro de nada e de ninguém. Somos uma amálgama amorfa.

Os sociólogos, isto para não falar dos outros que nos poderiam ajudar a fazer a etnografia dos lugares sociais que habitamos, já têm uma explicação do tipo (4x4) todo o terreno. O grande ausente da nossa sociedade é o indivíduo, o cidadão. Por isso, não podemos saber que lugares sociais são propensos ao crime, ao linchamento e a assembleia de arruaceiros. Não podemos distinguir um tumulto por causa da subida do preço do pão do tumulto de arruaceiros que com perspicácia sociológica criam distúrbios porque sabem que alguém vai acusar o governo e racionalizar a sua acção. Não podemos distinguir o linchamento intencional (arruaceiro) de outros tipos de linchamento que porventura possam existir. O linchamento é de um tipo apenas e tem sempre fundo político como protesto contra o governo. Aliás, tudo tem cunho político e é protesto. Todos os linchamentos assim como todos os tumultos se devem às tremendas desigualdades sociais, à precariedade social e à inacção do governo (estado). Somos radicais até na teoria!

Então, repito a minha pergunta: como é possível o tumulto?





5 comments:

Anonymous said...

é possivel resta vc o sabichão das duzias. porquê vc nao monta uma barraca de sabedoria?

Anonymous said...

(O linchamento é de um tipo apenas e tem sempre fundo político como protesto contra o governo). O que designa por politico?

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