Wednesday, February 21, 2007

O balanço é Positivo!

Breves

Finalistas universitários regressam dos distritos


REGRESSARAM, ontem, à capital do país os cerca de cem jovens finalistas do ensino superior que durante um mês trabalharam nos distritos das províncias de Gaza, Inhambane e Manica, no âmbito do projecto “Férias Desenvolvendo o Distrito”.
Maputo, Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2007:: Notícias



Era objectivo da deslocação pôr os jovens em contacto com Moçambique real, a identificação de possíveis projectos para o desenvolvimento do distrito e disponibilizar os seus conhecimentos teóricos para o desenvolvimento rural. Herinque Cau, coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários, traçou um balanço positivo desta deslocação, acreditando que foram abertas as portas para o mercado de emprego.(Jornal notícias, 21 de fevereiro de 2007).



O balanço é Positivo!

É sintomático como em tudo que se faz neste país, o balanço é sempre POSITIVO. Se fosse positivo, mesmo, não seria caso para esperar que o país já não estivesse onde se encontra, emtermos de desenvolvimento? Estou a ser maldoso. Afinal tudo é um PROCESSO!
Infelizmente a noticia em cima não nos fornece nenhum elemente que nos possibilite avaliar o que foi ou não feito de modo a que o balanço seja positivo.

O objectivo da missão estudantil foi descrito nos eguintes termos:

“O objectivo da missão é de se aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, ao mesmo tempo ajudar os distritos a desenvolver os seus planos estratégicos no concernente ao combate à pobreza, uma das maiores apostas do actual Governo”(Jonal Noticias, 22 de janeiro 2007).

O resultado da missão é apresentado como positivo porque:

“Herinque Cau, coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários, traçou um balanço positivo desta deslocação, acreditando que foram abertas as portas para o mercado de emprego”:.(Jornal notícias, 21 de fevereiro de 2007).
Foram abertas portas para o mercado de emprego, logo o balanço é positivo!
Reproduzo aqui algumas perguntas lançadas por Elisio Macamo que talvez nos ajudem a rever a avaliação:

“Ajudaram “... os distritos a desenvolver os seus planos estratégicos no concernente ao combate à pobreza”? Como se faz isso, exactamente? Qual é a relação exacta que se estabelece entre um estágio de quadros com formação superior e a necessidade de o desenvolvimento partir do distrito? Porque exactamente um mês de estágio? Porque não duas semanas? Três ou cinco? Porque tem que ser em Janeiro? Enquadra-se melhor no processo de planificação dos distritos? Que trabalho de preparação foi feito pelos finalistas e pelos distritos? E já agora, como é que são as relações entre os finalistas e o pessoal dos districtos? Ou melhor, como é que devem ser? Há ressentimentos? Arrogância? Humildade? Quem sabe sabe?”
Se pudessemos, ao menos, responder a estas questões, quem sabe poderiamos avaliar a positividade do BALANÇO POSITIVO?








2 comments:

Egidio Vaz said...

"Depois de tanto dinheiro gasto, claro que o balanço seria positivo."
A ida destes estudantes era o objectivo primeiro e final deste Projecto. E nada mais.
provou-se isso, com a primeira edição.
Por isso é positivo.
Desenganem-se os que pensam que se tratava de "aplicar os conhecimentos teóricos à prática. Desenganem-se os que pensam que iam procurar oportunidades de negócio, emprego ou outra. A propósito, quantos foram empregados, quantos criaram seus negócios depois de terem ido á Nampula e Niassa?
Um abraço

Kudumba Root said...

E a "posição de missionário" não pára de ganhar adeptos. Parabéns PL, bom blog.
KR