Monday, July 30, 2007

O In/sucesso Escolar: “Aires Ali decreta chapa 100 nas aprovações”!

O professor Carlos Serra (na foto) convidou-me a tecer algum comentário em torno do pronunciamento do Ministro da Educação, Bonifácio Aires Ali, segundo o qual: “nos estabelecimentos de ensino no país: Meta de passagem é 100 porcento”.(Noticiais, 30 Julho 2007). Podem ler a notícia completa aqui e aqui, e o comentário do professor Serra aqui, a quem agradeço pelo gesto. Infelizmente, não vou poder responder do jeito que eu gostaria e acho que o professor merece. Estou a preparar a minha viagem de regresso ao Cabo, e a terminar duas comunicações. Não teria tempo suficiente para fazer um comentário a altura para assunto tão complexo quanto polémico (basta ler as cartas de leitores, para ver quão polémico. Muitos concluem, rapidamente, que se trata de um sistema educacional para promover a mediocridade).

Vou, ao invés de escrever eu próprio, sugerir a leitura
deste texto do sociólogo suíço Philippe Perrenoud. Perrenoud é uma referência na reflexão sobre esta matéria e a minha opinião, em relação a este assunto, é in/formada com influências de Perrenoud. O que diria, portanto, não fugiria ao substancial do que é dito na leitura que sugiro. Espero, assim, ser mais útil. A questão colocada pelo ministro, na gíria da sociologia de educação, enquadra-se na problemática do in/sucesso escolar e/ou educativo. Já vão muitos anos de debate, várias tentativas de teorização e sistematização, mas o debate é sempre actual. É um clássico da sociologia da Educação. Ficaria difícil emitir qualquer opinião sem fazer referência as principais tendências que esse debate teve ao longo do tempo. Vale a pena ler Perrenoud.

3 comments:

Anonymous said...

Patricio, lembra-me o caso de uma instituicao que nesse ritmo de pressao de numeros apresentava com normalidade 500% de cumprimento de metas! E sabes mais, os que nao cumprissem eram penalizados, nomeadamente despromovidos e alguns foram ate expulsos ou 'mandaram-se' para as ONG's. Pena dos 'nossos filhos que estudam por ca'... Emidio Gune

Patricio Langa said...

Emídio.
Está um “bom” tema para reflectir.
Não queres escrever algo mais sistemático?
Patrício.

Anonymous said...

In addition, as i - Phone and i - Pad is fast occupying the new market around the planet and Apple's affect will become a nice halo effect, Apple's system will be much more perfect than now.
Analysts also point out that, as Mac - Book Air's strong growth, in the next 12 months, its sales will reach over $7 billion, and sell 1. Compared to the Mac - Book Professional especially, it has the slow processor.

Here is my weblog :: mac air