Sunday, August 12, 2007

Workshop: Novas tecnologias e redes de pesquisa Sul-Sul!

Workshop: Novas tecnologias e redes de pesquisa Sul-Sul!
Universidade Federal da Bahia (Salvador), Brasil. Agosto 2007
Weblogs e o alargamento do espaço público em Moçambique.

Por:Patrício Langa*
Resumo

É apanágio dos sociólogos discutirem a constituição da sociedade (Giddens, 1984), isto é, se ela é feita de estruturas ou acção. Há quem sugira a introdução de um novo elemento na contenda (Macamo, 2004), esse elemento seria a ideia de que a sociedade se constitui, na verdade, no debate de ideias. Augura-se que as pessoas fazem a sociedade nas ideias que trocam sobre a sua natureza. Essas ideias são essencialmente precárias, contingentes e falíveis ao teste do tempo, do espaço e da avaliação critica da sua plausibilidade e fiabilidade na descrição que procuram fazer da realidade social. São ideias que mudam porque contestadas, atestadas porque oriundas de olhares subjectivos e disciplinares distintos. São ideias críticas, e ai reside a sua importância, por tornar os indivíduos membros dessa sociedade argumentativamente competentes. Uma das implicações dessa competência argumentativa, que se pode operacionalizar na capacidade de avaliar argumentos, é a produção de cidadãos críticos, questionadores, capazes de negociar o sentido que querem dar a sua própria existência.
A presente comunicação pretende ser uma análise da blogosfera moçambicana como um espaço público tecnológico (virtual) e sua visibilidade na sociedade Moçambicana. Os blogs de Patrício Langa (Olhar Sociológico) Carlos Serra (Diário de um Sociólogo) Elísio Macamo (Ideias Críticas) e Ilídio Macia (Quotidiano de Moçambique) foram escolhidos para exemplificar este novo elemento constitutivo da sociedade moçambicana. Os weblogs em referência, aqui, não são nem se pretendem ser representativos da blogosfera moçambicana, mas apenas exemplos ilustrativos do alargamento do espaço de debate de ideias, de trânsito de informações, de avaliação de argumentos dos mais diversos assuntos públicos e privados constituintes e constitutivos da sociedade moçambicana de hoje.
A hipótese que pretendo defender é de que o impacto destes blogs na esfera pública moçambicana reflecte-se não só na mudança estrutural desse espaço público, através do alargamento dos espaços de sociabilidade (virtual), mas na qualidade da interpelação crítica (competência argumentativa) de ideias na sociedade através desse mesmo espaço virtual, a Internet.
Palavras-chave
: Web/blogs, Internet, espaço público.

6 comments:

jpt said...

fica-se a espera do texto. abraco, boa estada

Anonymous said...

sucessos. espera-se.concerteza.informaçao sobre pequisa sul-sul deseja-se.sucessos.

Bayano Valy said...

Avante. Será bom para nós. E talvez fizessemos um resumo para darmos um pontapé de saída no blog colectivo.

andre stangl said...

Parabéns pelo blog, o debate também foi jóia. abçs

Patricio Langa said...

Obrigado a todos. Andre foi bom conhecer-te pessoalmente.
abçs

Patricio Langa said...

Obrigado a todos. Andre foi bom conhecer-te pessoalmente.
abçs