Monday, April 7, 2008

Os Grandes debatedores!

Os Grandes debatedores!

Um dos meus entretenimentos preferidos é assistir aos filmes, holywoodescos, claro! Aprecio géneros específicos, mas não desdenho os demais. O cinema “Negro americano”, no geral, é o meu predilecto. Genericamente, distinguiria três linhas de produção. a) Os filmes policiais onde estrelas como Denzel Washignton, Samuel L. Jackson, entre tantos outros fizeram seu estrelato. b) linha de produção Gangsterista, não é a minha predilecta. Aí há muitos autores anónimos fazendo papéis diversos com destaque para o de gangestars para os negros. Não colocaria, por exemplo, o “American gangester”, de Denzel Washignton, nesta categoria. C) Existe ainda a linha das comédias românticas. Essa outra das minhas predilectas. Fora a indústria da comédia, Negra, da linha de B Cosby, Chris Rock, Ice Cube etc, surge uma lufada de ar fresco com as produções como as de Tyler Perry. Filmes que mostram que os Negros não só bandidos e empregados como os filmes gangesters. “ The Diary of a Black Mad Woman”, “Madea’s family Reunion”; “Meet the Bowns”; “Why did I get Married”, são algumas produções de Perry que vale a pena ver.

Se fosse apenas pela lista de filmes que vejo não faria esta postagem. Não acho isso matéria para o blog. Fi-lo para sugerir um filme em especial. Nesse filme está exposto o espírito do que pretende ser este blog (o Olhar sociológico): um espaço de debate! O título do filme é: “The Great Detabers” (Os grandes debatedores). Com grandes actuações de Denzel Washignton (vencedor de dois Óscares) e Forest Whitaker (vencedor de um Óscar em “The last king of Scotlatnd”). O filme retrata uma história real de competição entre universidades. A competição de debates. Ou melhor, é um concurso da arte de argumentar entre estudantes de universidades americanas. Vejam o filme que não se vão arrepender. Aí, aqueles que acham que a única forma de ser activista é agitar os deserdados e convocar a revolução poderão rever alguns de seus princípios. O filme mostra o poder das palavras, do debate! Poderão rever a “origem” do linchamento ou da sua associação ao nome de lynch! Acima de tudo, com “Os grandes debatedores” quero chamar atenção para o que penso estar ainda em falta na nossa esfera pública: Grandes debatedores!

Divirtam-se!!!






7 comments:

Jonathan McCharty said...

Oh Patricio! Fazes uma boa sugestao aqui aos bloguistas! Este e' um "must watch"! Nao sou muito de filmes, mas tive ocasiao de assisti-lo ha alguns dias a caminho de Hong Kong.

Anonymous said...

Estimado Langa,

A sua dica do filme The Great Debaters obriga-me a contar uma historieta. Ei-la:

(Parte I) Num dia qualquer de fim março, numa grande department store de livros, cd´s e dvd´s, lá aonde vivem muitos dos negros do Tio Sam (tom irônico), pergunta-se num rude e vergonhoso inglês:

-Gostaria de comprar o dvd The Great Debaters? Tem nesta loja?
-Tem, mas esgotou. Quer encomendar?

(Parte II) Num dia qualquer de início de abril, em várias "lojas de departamentos" de livros, cd´s e dvd´s, aqui aonde vivem grande parte dos negros da Terra Tupiniquim (tom irônico), pergunta-se em um excelente sotaque "baianês" cantante:

- “Tô” procurando o dvd The Great Debaters, tem aqui?
- Não/ Não sei que filme é/ Como é o título em português?/ Só se você baixar uma cópia pela net....

Resumo: o filme, lançado nos Estados Unidos em dezembro de 2007, parece que ainda não teve estréia no Brasil.

Óbvias e superficiais conclusões: Pode ser que a falta, em alguns lugares do globo terrestre, seja causada pelo alto consumo. Falta por que a demanda é maior que a oferta. (vide a Parte I, acima colocada). Em outros lugares, esta mesma falta, desconfia-se, é atrelada às lógica e ideologia mercadológicas. (vide a Parte II, acima colocada)

Epílogo: Bom mesmo é ver e poder comprar os Simpsons e Sexy and City a qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e, ainda por cima, com home delivery! (Ironia de ponto final).

Um abraço atlântico, cheio de inveja por você já ter visto o filme e poder, afinal, debatê-lo!

Sueli

Patricio Langa said...

Caro Jonathan.
Achei que o filme mostra de forma clara e directa o que é debater ideias.

Estimada Sueli.
Já que estamos na onda das ironias, achei o filme, onde menos esperava, em MAPUTO! A que preço? Mais ou menos 3.5 USD. Com que qualidade visual: excelente! Em que locadora? Nos moços que vendem Cd’s, DVD’s na rua. Pensei se estava a agir moralmente correcto ao comprar na rua. Sim, pensei. Mas como o próprio Denzel Washington anuciou, algum tempo após a estreia do filme, que doava mais de 1 millhão de dolares dos rendimentos do mesmo para reavivar os debates repensei. Porque não dar a este moço 3 USD para comprar pão! Comprei, o DVD. Satisfiz a minha curiosidade de ver o filme. Como não posso doar 1milhão de dolares para ajudar a melhorar a qualidade do debate na nossa esfera publica, fiz o que está ao meu alcance: Bloguei a sugestão do filme!

Anonymous said...

Patricicio,
Também comprei o filme nos vendedores ambulantes.
Vi e revi o filme. Argumentar é uma arte e insisto isso aos meus estudantes.Vezes sem conta sugiro aos estudantes que comprem livros e os leiam.Mas parece que ler é difícil. Os estudantes recusam-se a ler.
Em conversa com o colega Carlos Bavo sugeri que televissemos o filme com os estudantes numa aula e dedicassemos algum tempo a reflectir sobre a arte de argumentar.
H. Ndawana

Anonymous said...

A arte de debater, muito interessante. Uma das formas e privilegiar os nomes e nao as ideias, assim se nao tem nome, banimos ou impedimos comentarios (este blog nao admite comentarios anonimos)! Claro que o blog e privado e cada um o gere do jeito que acha conveniente.

Elísio Macamo said...

que magia é essa a tua, patrício, que consegues pôr a sueli e o hélder a comentarem no teu blogue?

Patricio Langa said...

Caro anónimo.
Lamento que tenha tido problemas para postar o seu comentário. Como pode notar, o seu comentário é anónimo e mesmo assim está aqui postado. Prova de que não introduzi nenhum filtro no que aqui é postado. Imagino que deve ter havido algum problema ao tentar postar.

E.M
Ó Helder e Sueli ajudem-me a lembrar qual foi a poção mágica que vos dei.