Tuesday, May 12, 2009

CNJ tem novo Presidente

Osvaldo Petersburgo, meu ex-estudante de sociologia, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). O CNJ têm sido palco de disputas políticas, com os partidos da oposição, em particular a RENAMO, acusando-a de ser um apropriado pela FRELIMO, partido no poder. Desta vez, porém, parece que as cisões abrandaram e deram lugar a uma eleição consensual de novos orgãos. Parabéns ao novo elenco e votos de sucesso na pressecução dos fins da associação. Afinal, existe espaço para o sociólogo fazer política sem prejuizo para a academia.Quem me dera os consagrados tirassem a lição. A política o que é da política e ao sociólogo o que é da sociologia! Sociólogo também deseja, mas desejo não é a curiosidade que, ainda que tenha morto o gato, criou o sociólogo. Leia mais aqui e aqui.

7 comments:

Anonymous said...

Patricio, ser sociologo e ter cursado sociologia e igual? Emidio Gune

Rildo Rafael said...

Boa pergunta Gune?

Sera que o espaco nos torna tao isentos da subjectividade?

Realmente Emidio! Sociologues e a lingua de sociologos.

Outros realmente cursaram sociologia!!! A isencao e um fim a alcancar. Porque tanta disputa politica no CNJ, este conselho devia ser apenas dos jovens a discutir agendas de jovens. Agora quanto comecam a colocar "cores" vira um campo politico.

Mas ter cursado sociologia nao e mesma coisa que ter a tal imaginacao sociologica. ja agora ai Antropologo Gune, ha tantos antropologos que de antropologo nada ostentam?? Gostei do artigo que postaste no blogg do Patricio, poderias tentar colocar num jornal para um publico maior.


Bom regresso cirurgico.
Cumprimentos

Rildo Rafael

Anonymous said...

Bom dia Rildo. Gune e um cidadao que de entre varias coisas e um tipo de antropologo... Quanto a publicacao se um dia fizessemos um referendo sobre quatos dias queremos ir ao servico, provavelmente seriam bem menos que os actuais e a maioria venceria na certa... e por isso que tenho medo de maiorias... Votos de bom dia. Emidio Gune

Patricio Langa said...

Emídio.
A minha resposta é não.
Abraço

HAID MONDLANE said...

alo a todos.

eu faço parte do grupo de pessoas que durante muito tempo não acreditou na CNJ. infelizmente o que tenho acompanhado desta organização não me mostra qualquer acção em prol da Juventude moçambicana. espero que o novo elenco rabalhe e que eu passe a fazer parte daqueles que vê neste conselho um lugar para as preocupações dos JOVENS MOÇAMBICANOS. desejo à toda direcção "bom trabalho"

Laude Guiry said...

O que me desaponta no CNJ eh o facto de nao apresentar solucoes visiveis para o progresso juvenil ... fala-se tanto, mas de accao nada!!!

Tambem fiquei triste quando soube (segundo a midia) que tal elenco foi eleito apos negociata nos bastidores.

Sera que individuos nao afiliados a frentes politicas podem juntar-se a tais movimentos?

Nelson said...

“Afinal, existe espaço para o sociólogo fazer política sem prejuízo para a academia. Quem me dera os consagrados tirassem a lição”.

Tendo lido Patrício Langa “precipitadamente” nesse seu breve post entendi o seguinte:

1. Osvaldo Petersburgo cursou sociologia(foi seu ex-estudante).
2. Osvaldo Petersburgo é sociólogo(dos bom).
3. Osvaldo Petersburgo foi eleito por “unanimidade” à presidente do CNJ(eleição consesual).
4. Osvaldo Petersburgo é um sociólogo que faz política sem prejuízo da academia(nesse breve espaço já mostrou isso?).
5. Osvaldo Petersburgo devia(deve) ser um “exemplo” para os sociólogos CONsagrados(malta cota Serra).
Já acerca do CNJ, só “oiço” falar dele, quando chega a vez de se elejer o novo presidente.