Monday, July 7, 2008

Marcas do Tempo!



Abri a minha caixa de e-mails, hoje, e deparei-me com este documento! Uma verdadeira marca do tempo! Não será este documento uma relíquia do nosso passado recente? Este documento, imagino que como este existam tantos outros arquivados algures, não é um indicador do quanto mudamos enquanto sociedade? O que é que (nos) vos ocorre ao ler este documento? A mim ocorrem-me várias ideias, mas vou partilhar apenas algumas.
Achei interessante, por exemplo, como se utilizou um argumento economicista para resolver um problema (ou que se achava) moral. Não me parece que o problema mesmo fosse o do custo da materia-prima (e a estória da balança de pagamentos). O que incomodava a aquela gente (recêm chegada do mato) eram as socas! Após 10 anos habituados as botas, imagino que não tenha sido fácil chegar a cidade e conviver com as socas. Basta recuperar algumas letras do cancionéiro daquele período para ver como as mulheres que usavam socas, bico-fino, eram representadas. Não custa depois disso imaginar porque o poder da Frelimo dos setenta e oitenta tinha forte tendencia para “vigiar e punir” com a implantação panóptismo societal.
Outra coisa interessante, do meu ponto de vista, era uma espécie de consciência reprimida do exagero. Depois de uma medida severa, reparem para a sequência de excepções que se começa a abrir a partir do ponto 3.
Finalmente, contraste-se esta sociedade com a do 'Xitilo xa boby'! Fazem sentido os termos da comparação? Houve mudança? Enfim, penso que há muito ainda por documentar no que diz respeito ao devir histórico da nossa sociedade! E isso pode ser visto em coisas (documentos) “aparentemente” insignificantes como este. O que acham?
PS: Clique duas vezes na imagem para ampliar.


3 comments:

bernard n. shull said...

hi mate, this is the canadin pharmacy you asked me about: the link

haid Mondlane said...

alo a todos.

vou usar este espaço para comentar sobre um assunto ligado a uma outra postagem (perdoem-me pela liberdade) ligada a onda de violência ocorrida na RSA sob o título "Questões".


no noticiário da RDP de hoje a PRM refere que tem se verificado um aumento do índice de crimes na nossa cidade relacionando-o com a migração massiva de pessoas para cá, tal como sugeri no meu artigo.

abraços.

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,