Friday, December 5, 2008

A razão já é negra, só ainda não é africana!




























Sabeis que discuti aqui e aqui o quão problemática parece ser a ideia de se comparar as condições de im-possibilidade de um Obama africano sem considerar o contexto político e institucional em que oc actores políticos agem. Sabeis também que proliferam teórias no campo da análise do politico que patologizam o comportamento político dos politicos africanos ou ditas “elites políticas” africanas, essencializando-os e naturalizando como sendo corruptos natos, excessivamente sedentos pelo poder, promotores ultra-racionais da desordem com fim instrumental e funcionalista da sua reprodução como classe dominante e predadora. E isto tudo numa altura em que o Zimbábue parece fazer daqueles que acham que a história não é bem, bem assim parecerem “estupidos”. Mbeki que o diga! Finalmente, sabeis que a versão filosófico-cultural dessa leitura patologizante do africano herdou muito do senghorismoa razão é helenica tal como a emoção é negra”!

Foto1: Jacob Zuma, Presidente do Congresso Nacional Africano, candidato a presidente da Africa do Sul em 2009.

Foto2: Barack Obama, Presidente eleito dos EUA em Novembro de 2008.

NB:



3 comments:

haid modlane said...

alô Patrício

interessante seria também analisar o porquê da escolha destas fotografias para a apresentação dos dois líderes.
tanto Jacob Zuma como Barack Obama de certeza têm outras fotos publicadas, algumas em que estão mais serenos e outras em que estão mais descontraídos. Também recebi (por e-mail) estas duas fotografias comentando-se acerca da postura que o líder africano toma e que o líder americano toma. em minha opinião a escolha que se fez destas fotos e o facto de serem colocadas paralelamente mostra a imagem que temos e perpectuamos dos lideres africanos e dos líderes americanos.

a "emoção" não está no "poster" estravagante de Zuma, mas sim no facto de eu achar que este "poster" é que representa um líder africano. e de igual maneira, a razão não está no estilo sereno de Obama mas sim no facto de achar que esta é a postura dum lider americano.

abraços

Patricio Langa said...

Haid.
Sim, só quiz fazer um pouco de humor sem deixar de chamar atenção para esses esperiótipos.
abraço

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,