Wednesday, May 28, 2008

Questões!

O meu amigo, colega e ex-aluno, Haid Mondlane colocou-me algumas questões sobre os recentes acontecimentos na África do sul. Resolvi publicá-las, aqui, pois imaginei que pudesse dispor de melhor espaço para export, debater, replicar ideias com mais pessoas interessadas no tipo de questões que levanta.


Alô Patrício estive ontem numa conversa que dispertou-me algumas questões que penso serem interessantes.

O fenómeno da Xeno-Afro-Negrofobia já se consumou e um dos efeitos é o grande movimento migratório que se verificou (e se tem verificado ainda) de moçambicanos de volta à casa.
Aqui ficamos perante um novo fenómeno que apelido de MOVIMENTO MIGRATÓRIO.

Ao longo da conversa que tive a minha interlocutora disse que em conversa com alguém que trabalha na empresa CAR TRACK (de recuperação de viaturas roubadas) ficou a saber que a percentagem de roubos de viaturas diminuiu drasticamente com o início do movimento migratório. Para exemplificar, aquele trabalhador disse que antes da crise em média aquela empresa fazia 14 recuperações por dia e com o movimento este número desceu para 1.

Há quem afirme que a taxa de criminalidade diminuiu significativamente aí na África do Sul (tu que estás nessas terras terás como confirmar isso?) e que esta diminuição associa-se à grande migração de moçambicanos para Moçambique.
Para mim saltam algumas questões:

1) Se se confirma que a taxa de criminalidade baixou, que relação existe entre esta e a saída dos moçambicanos?

2) Se para a África do Sul a taxa de criminalidade baixou com este movimento o que acontecerá deste lado (em Moçambique)?

3) Para além da criminalidade em que áreas mais o Movimento Migratório poderá ter impacto?
Embora não tenha dados que sustentem a minha opinião vou tecer as minhas hipóteses para responder as perguntas que coloquei.

1) Neste aspecto esta taxa poderá ter diminuído como resultado de se estar a viver um momento de “crise” de uma forma geral. Penso que em situação de crise (qualquer que seja) os sistemas implantados sofrem uma desestabilização e acredito que o sistema do crime não ficou de fora. Para confirmar esta hipótese basta que esperemos mais algum tempo para ver o que acontece quando tudo se estabilizar.

2) Em relação à criminalidade, acredito que a taxa poderá de facto subir, pois pelo que é noticiado entram milhares de moçambicanos e nem todos conseguem regressar às suas zonas de origem o que faz com que acabem ficando cá na cidade de Maputo em particular. Sem emprego e meios de auto-sustento alguns, principalmente Jovens, poderão enveredar pelo caminho do crime reforçando as quadrilhas que já temos cá.

3) Em Maputo particularmente haverá um aumento significativo da densidade populacional causando os problemas clássicos disso decorrentes: maior procura dos cuidados de saúde, transporte.

Aqui ficam as minhas inquietações ajude-me a analisar este fenómeno.
Abraços e aguardo alguma reacção, seja ela directamente para mim ou no blog, estarei atento.

16 comments:

Nelson said...
This comment has been removed by the author.
Nelson said...

Estou aprendendo a ser mais cuidadoso e menos "precipitado" na forma de olhar para as coisas. A ser verdade a constatação que "a percentagem de roubos de viaturas diminuiu drasticamente com o início do movimento migratório" e que "a taxa de criminalidade diminuiu significativamente" e ao relacionar isso com o saída de Moçambicanos da África do Sul, fico tentado a precipitadamente concluir que os Moçambicanos eram então os responsáveis pelos roubos de viaturas e por outros crimes em geral, mas uma conclusão nesse termos seria resultado de uma analise precipitada, feita por "fome" de respostas rápidas e simples para um problema complexo.
Se por exemplo os Moçambicanos eram as principais vitimas do crime? O numero de casos não baixaria como resultado da saída deles? Claro que baixaria e uma vez ca nao significaria necessariamente que a cifra de crimes subisse.

Impactos haverão naturalmente mas não devo acreditar que os problemas serão pura e simplesmente transladados de la para cá.

Anonymous said...

O estabelecimento dessa relação carece que muito cuidado. Sob pena de tirarmos conclusões precipitadas.

Sem descartar o envolvimento de moçambicanos em crimes cometidos na RSA - moementte em Jhb - não me parece que deva ser colocada de lado o facto de essa agitação poder "ter coupado uma boa parte dos criminosos". Nigerianos, Sul Africanos, Zimbabweanos...e moçambicanos....

Anonymous said...

Algumas vezes devemos ter a frieza de perguntar se todos os nossos compatriotas por aquelas bandas eram trabalhadores honestos, a nao serem-no actuavam em gangs de mocambicanos apenas ou havia parceiras inteligentes com pessoas de outros paises, incluindo sulafricanos. Salvaguardo os que o sao.

Haid Mondlane said...

alô a todos


caro Nelson penso que tentarmos relacionar o decréscimo da taxa de criminalidade com o facto das principais vítimas (moçambicanos ou de outra nacionalidade)estarem a sair daquele país seria pouco plausível. lembremo-nos que estamos a falar de crimes como roubo de viaturas (geralmente caras), será que os nossos irmãos moçambicanos residentes nos guetos de jhb teriam condições para ter tais carros, daí a serem as "principais vítimas"? eu penso que não.

acredito, como alguém terá dito acima, que nem sempre os nossos irmãos que vão à RSA em busca de melhores condições de vida enveredam por caminhos lícitos. Não acho que eles sejam os protagonistas das actividades crimonosas, mas poderão ser actores secundários no meio de um elenco provavelmente composto por actores de várias nacionalidades. a minha tese é de que estes grupos terão sofrido também os efeitos da crise; alguns dos seus membros podem ter sido vítimas de ataques xenófobos, outros (sulafricandos) podem ter sido presos no meio desta confusão, enfim O SISTEMA PODERÁ TER SIDO ABALADO.

concordo com o anónimo que diz que a crise poderá ter ocupado os criminosos de uma forma geral. E na minha opinião quando a situação se estabilizar (com ou sem moçambicanos lá) a onda de crimes voltará a subir.

quanto ao impacto que poderá se verificar deste lado, penso que não falamos apenas do crime que poderá crescer mas também a sobrecarga de muitos serviços sociais que já se encontram relativamente debilitados.

abraços

Matsinhe said...

E se dissermos que o crime baixou porque os principais criminosos estão entretidos a xenofobar - se é que isto se diz- os estrangeiros por medo de alguma concorrência (diga-se há irmãos nossos envolvidos em crimes da grossa na RSA - pensemos no Mathe)?

Anonymous said...

A terceira forca era esta? (Zille criticou violentamente o plano do Governo de permitir aos cidadãos dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) entrar na África do Sul, dizendo que isto leva directamente à catástrofe.
`Há poucos, senão nenhum país no mundo com os quais temos este tipo de política de porta aberta, pela simples razão que esta política traria um fardo insustentável aos recursos mesmo dos países mais ricos´, acrescentou.
`A África do Sul, que é relativamente próspera comparada com os seus vizinhos, é um país em desenvolvimento com uma falta real de capitais e de competências exigidas para o desenvolvimento sustentável´, disse Zille.
`A recente vaga de ataques xenófobos é consequência directa do fracasso do Governo no controlo da imigração na África do Sul. O ministro do Interior deve assumir as suas responsabilidades e instaurar um plano para aumentar a capacidade do país gerir a imigração´, acrescentou a líder da Aliança Democrática.)http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=12672&z=15

Nelson said...

Adeus a integração regional. Os povos foram consultados? Acabo de postar no meu blog(http://meumundonelsonleve.blogspot.com, a minha teoria de conspiração.

Haid Mondlane said...

alo mais uma vez


interessante essa hipotese matsinhe. quanto a ela seria de bastante valia alguma obra que nos ajudasse a perceber como se instala uma situacao de caos como a vivida na vizinha RSA. assumindo esta hipotese diriamos que os criminosos Sul-africanos terao escolhido bem o slogan para mobilizar massas (quero acreditar que nem todos envolvidos eram criminosos).

Caro Nelson
acredito que nao e' o fim da integracao regional mas sim o cantacto com uma das provas que esta iniciativa traz consigo. os discuros politicos cuidados(exageradamente) pretendem (na minha opiniao) salvaguardar esta (pseudo)boa relacao entre os povos da regiao e permitir que nao seja o fim de um projecto ousado como da integracao regional.


A RSA chumbou no primeiro teste do desafio a integracao regional. agora tera de melhorar as suas politicas se pretende continuar no barco.

abracos

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Anonymous said...

PRILIGY(DAPOXETINE) has been found to be safe and effective for the treatment of premature

ejaculation, according to two major clinical trials. Dapoxetine is a short-acting

selective serotonin reuptake inhibitor (SSRI).

Anonymous said...

Merry Christmas and Happy New Year, may all your wishes come true!

Anonymous said...

Hello! I am [url=http://topshoesonlinestore.com]shoes shipping worldwide[/url]
Because online [b]shoes shipping worldwide[/b].
I was looking for a [b]shoe store uk [/b]to wear with jeans and casual outfits, and also for slightly dressier outfits. These are more dressy than casual, and didn't fit what I needed. The also ran very small, I ordered an 11ww for my 10-10 1/2 wide foot and they fit with little room to spare. On my right foot they rubbed the joint where my big toe joins my foot. Also the leather was much stiffer than I anticipated. The inside is the shiny leather or leather-look material that tends to make your feet sweat if worn without socks. Pretty shoe, would be okay for someone with an average width foot looking for a work or church type shoe, but had to go back for my purposes. I ordered the Clarks Book Romance instead, they are super soft, casual, and are okay to wear without socks.
[url=http://topshoesonlinestore.com]shoe store uk[/url]
SO amy be you known so [url=http://topshoesonlinestore.com]shoes shipping worldwide[/url], buy increase
Query[url=http://topshoesonlinestore.com]shoes international shipping[/url] and shoes store uk so known why qip internet explorer keys not [url=http://topshoesonlinestore.com]shoe store uk[/url]

Anonymous said...

Interesting for)) ff

Anonymous said...

Keep this going please, great job!
Feel free to visit my web blog - online casino games slots

Anonymous said...

Favoured friends, when I keep not asked for have anyone to mitigate, but energy is such a cruel thing, that
organize to ask looking for help. I'm in a extremely critical position, expect Your friends, keep from
they can, how much can. I choice be very appreciative to You.
Perfect Money U 1557851 E 1512655 correspondence: alexxx767@gmail.com
PayPal : alexxx767@gmail.com