Tuesday, July 15, 2008

Debateremos!

Estive em Maputo recentemente (Junho 08). Vi, ouvi e experimentei muita coisa do nosso quotidiano. Só a título de exemplo. Notei que há coisas que não mudaram. O funcionamento das instituições públicas continua bastante ‘imprevisível’, contrariamente a clareza das regras de “Maputo by night” (Maputo de noite). Quer dizer, é mais fácil antecipar o próximo passo das meninas nocturnas de saia curta da Julius Nyerere caso passe de carro e reduza a velocidade depois das 22 horas do que antecipar o sorriso ou as rugas de uma funcionária publica num guichê. Estive em Maputo e assisti a alguns programas televisivos. Assisti, aos debates do trio domínical da STV, onde as certezas do engenhero se insinuam sobre o social e a sociologia é caricaturada; assisti aos desaires do Director da Faculdade de Medicina ao tentar justificar a introdução do curriculum PBL (Problem Based Learning) para resolver o problema -problema?- dos repetentes etc. Assisti a palestras onde se desfilavam as mais doutas teórias (certezas) sobre as causas da violência contra estrangeiros na RSA. Enfim, estive em Maputo, e no regresso, na calmia da montanha do cabo, constacto que há muita coisa para se escrever e debater. Tenho estado a escrever. Podia até postar alguns dos textos. O problema seria arranjar tempo para debaté-los. Acho que seria injusto, como tenho o feito e já fui criticado por isso, colocar textos e depois não poder acompanhar os debates. Isso tem me feito não postar. Este texto é para os meus assíduos leitores. Peço os para que me concedam um pouco mais da sua paciência. Voltarei a ser mais regular no debate a partir de Outubro.“Better days ahead” ( melhores dias virão) e aí debateremos.

5 comments:

Anonymous said...

I look forward to seeing that.

You still have a debt with me. Enjoy your trip to Europe.


Meliflua

Anonymous said...

ok, langa.
Enquanto sua leitora assídua...tempo e paciência concedidos.

Um abraço

denguene said...

Aguardo, meu caro!

Júlio Mutisse said...

Oh Patrício, isto até parece conspiração... você e o Elísio tiraram férias e decidiram ir visitar outras ilhas que não as do Arquipélago de Bazaruto, desligando-se da blogosfera. Será?

Patricio Langa said...

Melifua.
Thanks,
Cheers.

Ôh, Sueli.
És uma raridade!

Oi. Ilídio.
Perdi teu contacto e estou a precisar falar-te.
Abraço

Oi. Julio.
Pela temperatura até preferia tirar ferias e ir lá para bandas de Bazaruto não para o friorento continente velho.Ainda que estejam no verão.

Abraço.

PS:Vou usar as “ferias” para repensar o blog e voltar com uma nova roupagem.