"Pior que um criminoso solto é um inocente preso".
Quando a emoção exalta a razão atrofia.
O EDITORIAL do Jornal Notícias de hoje, claro que alguém vai dizer o oficioso, é a primeira fonte que me parece estar a abordar de forma jornalísticamente idónea e responsável o caso das detenções de figuras públicas no nosso país, nomeadamente um ex-ministro e um presidente de conselho de administração (PCA). Tudo que li, até agora, na imprensa, dita independente, e nalguns blogs con-sagrados indica para aquilo que o Editorial considerou, metaforicamente, de “linchamento” publico e antecipado dessas figuras.
Os que sabem mal representar os argumentos dos outros vão logo dizer que estou a dizer que os implicados são inocentes. Até são, enquanto os tribunais não estabelecerem o contrário.
8 comments:
Apesar de ser lisongeador ver essas "figuras" que nos pareciam intocaveis atras de grades ou a ser chamadas a dar esclarecimentos sobre determinados assuntos, sou dos que acham que, apesar de haver fumo, as provas é que devem ser vitais para todo e qualquer julgamento.
Nao é menos verdade que as provas podem ser forjadas ou destruidas, mas pessoalmente nao tenho motivaçoes para condenar um e outro entao espero que os que tem o martelo para o fazer me mostrem porque o fazem.
"Face ao real, aquilo que se acredita saber claramente ofusca aquilo que se deveria saber" Gaston Bachelard, (1970).
Para mim o que está a acontecer enquanto o tribunal não dizer quais são as verdades! estou apenas curioso, como estou em relação ao caso Samora Machel, Sibaba Macuacua etc
Hayetheeee!
Enquanto a "verdade" nao vem donde tem de vir, cada um "frabrica" a sua.
Eu penso que o desejo(a muito reprimido) de ver gente grauda respondr pelos seus actos, faz com que a emocao se exalte atrofiando infelizmente a razao.
alguém dizia: "o problema que temos de viver a espera da luz para ver, pode nos ser fatal; porque a luz, poderá vir tão forte, ao ponto de nos cegar"
qualquer um, até o mais santo, pode estar numa situação de reclusão, porque a prisão é dos homens. na verdade, temos a mania de olhar para um processo como prejuizo para quem é cionstituido réu, contudo, quem não deve, naõ teme um processo, porque sabe, que será o mesmo processo, a inocentálo. que dizer, do suspeito, que pede ser constituido Arguido, num processo, como forma de ter um papel mais activo na descoberta da verdade?
forca maninho patricio es mesmo um sabio maningue porreiro
Caros, X!mbitane, Joaquim Chacate, Nelson e A.Macamo.
Obrigado pelos vossos comentários. De cada vez que leio mais um documento, um jornal, ou assisto a um programa televisivo, como o debate da terça-feira sobre corrupção em Moçambique na STV, mas me inclino a ideia de Macamo de que o que estamos a designar de corrupção de corrupção têm quase nada. No entanto, há gente sedenta em “linchar”, até académicos.
I'm really enjoying the design and layout of your blog. It's a
veгy easy on the еyeѕ ωhich maκes it muсh more plеаsant fοг me to cοmе hегe аnd
visit moгe оften. Dіԁ yοu hire out a dеsigner to create
your theme? Great woгk!
my blog - iphone repair malaysia
When I initially commented I cliсked the "Notify me when new comments are added" checkbox and
nоw eaсh time а comment is added Ι get threе e-mailѕ with the same cоmment.
Is there any waу уou can removе me fгom thаt service?
Thanks a lot!
Check out my web page: ipad repair malaysia
Post a Comment