Monday, February 12, 2007

A expectativa sobre o sociólogo.

“Espera-se do sociólogo que, a medida do profeta dê respostas últimas e (aparentemente) sistemáticas às questões de vida ou de morte que se colocam no dia-a-dia da existência social. E lhe é recusada a função, que ele tem direito de reivindicar, como qualquer cientista, de dar respostas precisas e verificáveis apenas às questões que está em condições de colocar cientificamente: quer dizer, rompendo com as perguntas postas pelo senso comum e também pelo jornalismo. Não deve entender-se com isto que ele deva assumir o papel de perito ao serviço dos poderes... Doravante, a sociologia estará tão segura de si mesma que dirá aos políticos que não podem pretender governar em nome de universos dos quais ignorem as leis de funcionamento mais elementares” (Bourdieu, P).

4 comments:

Carlos Serra said...

Parabéns, Patrício! Em frente! Foi o Egídio quem meu deu o seu endereço. Abraço!

Patricio Langa said...

Obrigado Professor.
Vamos ver aonde esta ousadia me vai levar.
Com certeza o seu exemplo foi uma grande fonte de inspiração.
Abraço.
P.L

GM said...

Oi Patrício,
Penso que as tecnologias de informação vieram trazer uma nova maneira de as pessoas trocarem ideias. O que antes se fazia em clubes, em cenáculos, hoje as pessoas o fazem através da Internet. Pessoas que não se conhecem debatem ideias, irritam-se, fazem amizades e aprendem umas com as outras sem necessidade de saírem de casa. Pode ser que isto acarrete a desvantagem de quebrar e/ou reduzir a probabilidade do surgimento de afectos, solidariedades e cumplicidades que os clubes e cenáculos propiciavam. Tem todavia uma vantagem de que eu gosto muito. A maioria dos meus interlocutores nos blogs tem uma aura, um mistério e um distanciamento que a ausência de contacto físico propicia. Ocorre com eles o mesmo fenómeno que acontece com os locutores de rádio: seres misteriosos, apaixonantes e distantes. Gosto mais dos locutores assim. Gostava mais dos cantores do rádio assim.

Evidentemente há aquelas pessoas que, após conhece-las pessoalmente sua aura aumenta. Mas bom, é bom não nos habituarmos a correr riscos. Por isso é que te quero cumprimentar por esta tua iniciativa de instituir mais um cenáculo, onde nos encontraremos, onde trocaremos ideias, onde nos irritaremos, onde nos “tutearemos” e onde forjaremos amizades duradouras… sem nos conhecermos fisicamente.

Um abraço. Gabriel Muthisse

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,