Wednesday, February 21, 2007

O balanço é Positivo!

Breves

Finalistas universitários regressam dos distritos


REGRESSARAM, ontem, à capital do país os cerca de cem jovens finalistas do ensino superior que durante um mês trabalharam nos distritos das províncias de Gaza, Inhambane e Manica, no âmbito do projecto “Férias Desenvolvendo o Distrito”.
Maputo, Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2007:: Notícias



Era objectivo da deslocação pôr os jovens em contacto com Moçambique real, a identificação de possíveis projectos para o desenvolvimento do distrito e disponibilizar os seus conhecimentos teóricos para o desenvolvimento rural. Herinque Cau, coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários, traçou um balanço positivo desta deslocação, acreditando que foram abertas as portas para o mercado de emprego.(Jornal notícias, 21 de fevereiro de 2007).



O balanço é Positivo!

É sintomático como em tudo que se faz neste país, o balanço é sempre POSITIVO. Se fosse positivo, mesmo, não seria caso para esperar que o país já não estivesse onde se encontra, emtermos de desenvolvimento? Estou a ser maldoso. Afinal tudo é um PROCESSO!
Infelizmente a noticia em cima não nos fornece nenhum elemente que nos possibilite avaliar o que foi ou não feito de modo a que o balanço seja positivo.

O objectivo da missão estudantil foi descrito nos eguintes termos:

“O objectivo da missão é de se aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, ao mesmo tempo ajudar os distritos a desenvolver os seus planos estratégicos no concernente ao combate à pobreza, uma das maiores apostas do actual Governo”(Jonal Noticias, 22 de janeiro 2007).

O resultado da missão é apresentado como positivo porque:

“Herinque Cau, coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários, traçou um balanço positivo desta deslocação, acreditando que foram abertas as portas para o mercado de emprego”:.(Jornal notícias, 21 de fevereiro de 2007).
Foram abertas portas para o mercado de emprego, logo o balanço é positivo!
Reproduzo aqui algumas perguntas lançadas por Elisio Macamo que talvez nos ajudem a rever a avaliação:

“Ajudaram “... os distritos a desenvolver os seus planos estratégicos no concernente ao combate à pobreza”? Como se faz isso, exactamente? Qual é a relação exacta que se estabelece entre um estágio de quadros com formação superior e a necessidade de o desenvolvimento partir do distrito? Porque exactamente um mês de estágio? Porque não duas semanas? Três ou cinco? Porque tem que ser em Janeiro? Enquadra-se melhor no processo de planificação dos distritos? Que trabalho de preparação foi feito pelos finalistas e pelos distritos? E já agora, como é que são as relações entre os finalistas e o pessoal dos districtos? Ou melhor, como é que devem ser? Há ressentimentos? Arrogância? Humildade? Quem sabe sabe?”
Se pudessemos, ao menos, responder a estas questões, quem sabe poderiamos avaliar a positividade do BALANÇO POSITIVO?








4 comments:

Egidio Vaz said...

"Depois de tanto dinheiro gasto, claro que o balanço seria positivo."
A ida destes estudantes era o objectivo primeiro e final deste Projecto. E nada mais.
provou-se isso, com a primeira edição.
Por isso é positivo.
Desenganem-se os que pensam que se tratava de "aplicar os conhecimentos teóricos à prática. Desenganem-se os que pensam que iam procurar oportunidades de negócio, emprego ou outra. A propósito, quantos foram empregados, quantos criaram seus negócios depois de terem ido á Nampula e Niassa?
Um abraço

Kudumba Root said...

E a "posição de missionário" não pára de ganhar adeptos. Parabéns PL, bom blog.
KR

PL said...

Egidio e Kudumba.
Abrigado pelos comentários.
Aquele Abraço

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,