Tuesday, September 18, 2007

Convite para publicar: Publish or Perish [3]


Fui convidado para ser membro do Conselhro Editorial de uma revista académica eletrônica de uma Universidade Brasileira. Aceitei o convite na condição de se abrir espaço para a publicação de textos de, jovens, académicos de países africanos. na verdade, estava a pensar no meu país. A proposta foi aceite e já se anunciou o lançamento do primeiro número. Queria aproveitar o debate sobre as publicações aqui no blog para lançar um repto aos jovens académicos, que acedem a este blog e aos demais, para organizarem seus artigos caso queiram publicá-los nessa revista.
Se concordarem comigo gostava de propor um tema para aqueles que não tem nada escrito, mas que mesmo assim gostariam de escrever algo. Porque não reflectirmos sobre os constrangimentos da publicação academica em Moçambique. Não estou a propor um arrolamento de desculpas, mas uma análise incisiva das condições de publicação academica no nosso país. Acho que o Manuel Mangue, bibióteconomista, poderia nos dar uma mão nesta empreititada. Isto é se aceitarem o desafio. Uma outra sugestão seria a de pegarem nas vossas teses de licenciatura, mestrado ou doutoramento e fazer a partir delas artigo para publicação. O que acham?
Se não reagirem positivamente terei que ser eu apenas a enviar os meus próprios textos. A revista chama-se REVISTA ELETRÔNICA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA.

Atenção as normas de publicação seguintes:

REVISTA ELETRÔNICA: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MEMÓRIAS

PERIODICIDADE: TRIMESTRAL

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

As colaborações poderão ser feitas através de artigos, resenhas de livros e periódicos, relacionadas a área de humanas ou em casos excepcionais a área de exatas, desde que aprovada pelo conselho editorial. Os textos que não forem aprovados não serão devolvidos aos autores.
Os trabalhos devem ser enviados para o conselho editorial pelo e-mail: patricio.langa@uem.mz para serem distribuídos a dois membros do Conselho editorial, pelo menos, ou assessores ad hoc; para serem analisados em caso de empate, será enviado a um terceiro parecerista. Serão aceitos textos para publicação nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.

SOBRE OS AUTORES:
Os artigos devem conter uma página inicial onde aparecerá o título, autoria, minicurrículo e e-mail do autor. Na segunda página deverá conter, abaixo do nome do(a) autor(a), suas referências institucionais e qualificação.
SOBRE OS ARTIGOS
Os artigos publicados inéditos ou reproduções são de inteira responsabilidade dos autores; Será permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
Todos os trabalhos devem ser apresentados em Word for Windows. No caso de se usar o Windows 2007 ou superior – o artigo deve ser convertido para Windows 2003.
Os artigos devem vir acompanhados de um resumo em inglês e outro em português de no máximo 10 linhas cada. Abaixo de cada resumo deve ter 03 Palavras chaves que identifiquem o conteúdo do artigo.
Os artigos terão a extensão de 10 a 35 laudas, no máximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 e com margens de 3 cm. Fotos, gráficos, tabelas, mapas ou fórmulas devem ser inseridas dentro do texto e as suas fontes de origem identificadas e autorizadas – respeitando a legislação em vigor – sendo que toda a responsabilidade legal referente a origem das fontes é do autor do artigo.
As notas deverão ser colocadas no rodapé, podendo nelas constar referências bibliográficas e/ou comentários críticos. É necessário colocar lista bibliográfica ao final do artigo, desde que não ultrapasse o total de páginas estabelecido pela revista. Para outras dúvidas sobre as questões normativas, consultar as regras da ABNT.
Caberá ao Conselho Editorial, a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.
SOBRE AS RESENHAS:
As resenhas devem seguir a mesma regra do artigo – com uma ressalva de que o nome do livro deverá vir na primeira página e o minicurriculo como nota de rodapé.
As resenhas deverão ter de 05 a 10 páginas e deverão ser acompanhadas de um resumo em inglês e em português e de 03 palavras chaves.
Sejamos nós a virar a página da história.

No comments: