Saturday, February 7, 2009

Ministro ao dobro!


Do Notícias de hoje.

Fernando Sumbana, o terceiro da esquerda para a direita (meu acréscimo), foi nomeado Ministro da Juventude e Desportos. O
Presidente da República, Armando Guebuza, nomeou ontem Fernando Sumbana Júnior para o cargo de Ministro da Juventude e Desportos, em acumulação com as funções de Ministro do Turismo. Sumbana substitui assim no cargo David Simango, exonerado da pasta da Juventude e Desportos por ter sido eleito presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.”

Alguém sabe porquê? Bom, se a saída de David Simango era previsível, isto se usarmos como críterio a incompatilidade de funções de ministro e de presidente do conselho municipal, já não se pode dizer o mesmo da nomeação de Fernando Sumbana Júnior para substituir o primeiro no ministério da Juventude e Desportos. A primeira dificuldade com a qual nos deparamos para entender o procedimento do presidente reside no facto de nunca sabermos o critério para nomeação de ministros e outros membros do governo. Alguem sabe? Ainda que seja uma prerrogativa exclusiva do presidente, constitucionalmente consagrada, como cidadãos não tiriamos o direito a essa informação? Além da confiança politica, claro, qual é o critério usado pelo presidente para nomear os membros do governo?Neste caso, o que estará por detrás da “necessidade”(?) da acomulação de pastas? Reparem, não estou a dizer que seja boa ou má tal acomulação. Como cidadão estou simplesmente interessado em saber como o dirigente máximo do país toma suas dicisões. Decisões que, no fundo, afectam a todos e a cada um de nós? Imaginando a complexidade daquilo que são os problemas do desporto no nosso país (visto pelo total fracasso das nossas selecções a todos os níveis) e do turismo como a ponta de lança nas novas estratégias de desenvolvimento, questiono-me sobre a capacidade que um só ministro teria para dar conta de duas estruturas a partida montadas para dois ministros? Pode ser que o presidente tenha pensado nestas questões todas. Terá sido a proximidade da realização do mundial de 2010 na vizinha RSA que concorreu para nomeação? É que o ministério do Turismo parece bem empenhado em tirar proveito desse evento. Se for o caso, a decisão de fazer o ministro do turismo tomar conta dos assuntos desportivos terá sido sensata? Enfim, especular é o que nos resta quando não há informação.

A ver vamos!

No comments: