Tuesday, February 24, 2009

Ainda sobre a Reforma Curricular.

O Jornal Notícias publica na edicção de hoje mais uma reflexão sobre a reforma em curso do curriculum do ensino superior. Trata-se, desta feita, de um texto de opinião de um docente de física e meio ambiente, Julião J. Cumbane, da Universidade Eduardo Mondlane. Para não colocar a carroça a frente aos bois, uma vez o texto estar dividido em partes, esperemos pela conclusão para ver se vale a apena o debate. A partida já me parece problemático e simplista dividir os envolvidos no debate entre os pró e os contra reforma. Isso só manienta o próprio debate. Eu próprio estive e continuo interessado nesse assunto. Levantei questões sobre a natureza do próprio debate e ainda não tomei partido, nem espero tomar. Penso que partimos do principio que se quer o "melhor" para o ensino superior. A questão relevante, quanto a mim, consiste no debate sobre o que é que constitui o "melhor" para o país em matéria de currículo. Enfim, segue o link para o texto.

3 comments:

Anonymous said...

Assunto interessante Patricio. E prossegue no noticias de hoje (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/577345). Nao deixa de ser interessante o apelo a ilegalidade que esse docente faz, violar leis ja nao e crime em Mocambique ou alguns estao acima da lei. Qualquer coisa chega basta ser do agrado do chefe. Se a reforma nao fosse oculta e imposta o que esta a ser discutido na rua de forma leviana tinham discutido de forma responsavel nos lugares apropriados. Precisa-se de reformas a partir da mentalidade guerrilheira e de imposicao dos politicos, que nao uem chamam reitor. Escangalhar o ensino primario e secundario para transformar a universidade em fabrica de enlatados nao resolvera os problemas de mocambique.

Patricio Langa said...

Caro anónimo obrigado pelo comentário.
Bom, o assunto parece sério mesmo para ser tratado com os ánimos que já envolve. Andar a colocar as pessoas em trincheiras prós e contra só nos faz perder de vista o essencial do debate. Existem muitos mal entendidos nesta história de reforma curricular. Se tivesse tempo dedicava-lhe mais algum tempo. Abraço

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,