Wednesday, February 11, 2009

Jornal da UP!

Devem estar lembrados que coloquei aqui várias vezes postagens sobre o que considerei fenómeno de descaracterização da Universidade Pedagógica – a Desupeização da UP. Ainda não mudei a ideia que tinha nessa altura sobre o que sucedia na UP. Pois bem, devem recordar-se também que a nova direcção da UP, com a nomeação da Rogério Uthui para Reitor, trouxe como slogan a expressão “De volta à Academia e a academia de volta”. O primeiro retorno era físico, estudantes da UP haviam começado a colonizar salas de aulas de escolas primárias na suas redondezas por falta de instalações próprias. Ainda que se reporte a situação de salas superpovoadas, nalguns cursos, principalmente nos cursos pós-laborais, parece que as coisas tendem a melhorar. O segundo retorno é mais dificil de estabelecer pois não se trata de deslocação física, mas de princípios. É o retorno à Academia. A academia enquanto espaço cultural é marcado de vários actos simbólicos, ritualisticos, de passagem, sacro-profanos, como as cerimónias de graduação, de recepção de caloiros de atribuição de doutoramentos "HUMORES Causa" entre outros. A publicação de revistas ciêntificas, culturais, de docentes, estudantes entre outros actos faz parte desse contexto de produção cultural que as universidades tendem a criar. A UP criou, se não me engano, o seu primeiro jornal cujo primeiro número foi lançado em Dezembro de 2008 - o “UP NOTÍCIAS”! Está de parabéns a UP.

Leia a seguir, em texto reproduzido, a nota do editor e pode aceder ao jornal aqui.


EDITORIAL

Estamos a abrir mais uma página na vida da nossa universidade. É a primeira página do jornal UP Notícias. Pretendemos ser um jornal diferente, a nossa diferença é fundada numa construção diferente da mesma realidade, um olhar diferente sobre os mesmos factos, uma forma diferente de interrogar os mesmos factos, uma apreensão e interpretação diferente sobre a mesma realidade, a nossa realidade e a realidade dos outros. Tal como reza o nosso estatuto editorial, o UP Notícias pretende tomar parte activa no debate dos prin-cipais problemas nacionais e internacionais da educação, no estrito respeito pela diversidade de ideias e ideais, aceitando de forma pedagógica as diferenças como elemento central do debate em torno da academia e da sociedade. Estamos aqui, chegamos aqui, este é o começo, não é o fim, temos um longo caminho a percorrer, o caminho que percorrem todos os jornais, temos um destino, um horizonte, o nosso jornal não será vendido, é para dar a quem o quiser, a quem queira partilhar connosco a nossa forma de ser e de fazer, aquilo que nós somos e pretendemos ser, o jornal vai retratar o nosso mundo, o mundo da UP e o mundo visto da UP. Como forma de contribuir, modestamente, com a nossa e sua colaboração, surge o UP Notícias. Com material diversificado, pretendendo inserir algo que
eduque, que informe e que divirta. Em suma, que agrade aos leitores e não os deixe indiferentes. A nossa ambição é crescer, inserir textos de alunos, professores, funcionários administrativos e até mesmos ideias de cidadãos de fora da UP ou que já foram da UP.

Veja as nossas rubricas e mande a sua colaboração. Esperamos por si. É o nosso convidado
permanente.

Bem vindos ao número um do
Jornal Bimensal UP Notícias.
Eliseu Sueia (Editor)

6 comments:

Bayano Valy said...

acho que os objectivos que o jornal se propõe alcançar são bons. a questão é saber se a generosidade que se nos é apresentada hoje será uma constância. mas me preocupo com as várias falhas na pontuação.acho que não prestaram grande atenção a esse pormenor - logo uma publicação académica. mas essa é talvez apenas uma questão de forma and i'm just splitting hairs.

Bayano Valy said...
This comment has been removed by the author.
Júlio Mutisse said...

Espero que tenham bem consolidado o que pretendem do Jornal. Tenho para mim que, mais do que informar, o jornal tem que formar. E neste perspectiva de FORMAÇÃO, há que prestar atençãoa detelhes como esses da pontuação referidos pelo Valy...

Patricio Langa said...

Oi. Bayano e Júlio.
Penso que os dois tem razãoe colocam questões que deviam por a UP, mas particularmente o Jornal, a reflectir sobre o desafio que se colocaram. Vindo, a UP, do ‘buraco’ para onde lhe conduzou Machile este passo pareceu-me significativo, por isso o assinalei. Há um sinal que está a ser lançado pela “nova” UP para lhes darmos uma nota promissória. Esperemos que o cheque tenha cobertura depois.
Aquele abraço

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Anonymous said...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.