Friday, January 4, 2008

Entre os democratas, Obama sai na frente. Mas é só o começo!

AVITÓRIA DE BARACK OBAMA em Iowa confere um novo ritmo à disputa democrata, sem dúvida. Mas há um dado relevante. As prévias democratas de Iowa se dão em quatro etapas. A primeira delas, realizada ontem, não escolheu delegados para a Convenção Nacional Democrata, onde será indicado oficialmente o candidato do partido à Casa Branca. Em vez disso, os eleitores de Iowa escolheram delegados para as Convenções que serão realizadas nos municípios em 15 de março. Estas convenções, por sua vez, vão selecionar outros delegados para as convenções distritais de 26 de abril. Leia mais aqui

3 comments:

J Francisco Saraiva de Sousa said...

Bem, essa vitória vale o que vale.
E, se vier a valer a sua vitória final, não estou seguro do que isso trará de novo. A situação americana é muito complexa.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Acho tratar-se de uma vitoria importante pelo menos do ponto de vista racial. Como devem saber Iowa e um estado maioritariamente branco e religioso e o facto de ter votado num afro-americano pode representar o inicio de uma mudanca de mentalidades na sociedade americana! Lembre-mp-nos que o Reverendo Martin luther King Jr. foi assassinado por pensar e lutar para que houvesse igualdade racial nos EUA! Um sonho que apesar de se ter realizado do ponto de vista legal ainda nao o e de facto! E a vitoria e Obama em iowa pode ser um passo nessa caminhada, um passo em direccao a materializacao factual desse sonho!

Um abraco,

Manuel de Araujo

Patricio Langa said...

Caro Manuel Araujo.
Obrigado por visitar este espaço. Desde já felicito-o por ter criado o seu, alargando assim as fábricas de ideias criticas. Li e reli a autobiografia de Obama: The audacy of Hope. Thoughus on reclaiming the american dream. O Tipo é mesmo bom. Pode ser, sim, que estejamos perante um momento inédito na história americana e – por América ser AMÉRICA – do mundo. No entanto, há que ser realista. Penso que concordaria comigo ao considerar que as preliminares de Iowa não nos dizem muito sobre as reais possibilidades de candidatura de Obama. Nos últimos anos eleitorais nos EUA os vencedores de Iowa não foram a Casa Branca. Além disso, tenho para mim que o comportamento eleitoral dos Americanos é bastante imprevisível. Esperemos para ver.

Abraço