Thursday, February 19, 2009

Teorias 4 x 4!

"Mathe volta a evadir-se de cadeia sul-africana
PELA segunda vez em três anos, o moçambicano Ananias Mathe, considerado pela Polícia sul-africana como “o criminoso mais perigoso” naquele país, voltou a fugir da prisão.
Maputo, Quinta-Feira, 19 de Fevereiro de 2009:: Notícias

Mathe fugiu da prisão de máxima segurança de Pretória na noite da última terça-feira, quando o grupo de agentes prisionais que velavam pela segurança da sua cela estavam entretidos a assistir a uma partida de futebol na televisão, segundo indicações dadas pela advogada sul-africana Liz Ferrão, citada pela Imprensa local, sem avançar muitos detalhes. Mathe tornou-se notável quando em 2006 conseguiu a proeza de se tornar no primeiro prisioneiro a se evadir da prisão de máxima segurança “C-Max”, localizada na cidade de Pretória. O foragido enfrenta mais de 60 acusações, entre as quais se destacam assassínio, violação de mulheres, assaltos à mão armada e roubo de viaturas".

Se a fuga tivesse sido em Moçambique - onde já existem teórias preparadas para todos os fenómenos, mesmo para aqueles que ainda estão por acontecer, aquilo que designo de teórias 4 x4 - há quem diria com toda a convicção ainda que com fraca evidência: “sem dúvida que poderosos interesses devem estar à retaguarda de mais esta fuga.”!

14 comments:

Ximbitane said...

Patricio, parece-me estar a haver uma campanha de desinformaçao. Ontem, um telejornal ca da praça, com direito a correpondente e tudo, noticiava que o foragido em causa, nesse cenario de "escapulir-se aquando de uma festa" (no passado longiquo) fez-nos crer que se tratava de algo do passado. Nao é que o novo acontecimento teve lugar ontem? Esclareça-me que eu ca a nada sei!

amosse macamo said...

O Ananias foi esperto, jogou com o elemento psicológico dos guardas; é que eles, estavam tão convencidos, mas tão convencidos da impossibilidade de uma segunda fuga, mas ela aconteceu e como bem o dizes, se tal tivesse acontecido em Moçambique, os adeptos da teoria de conspiração…..
A propósito, dei uma espretadela hoje no Jornal Savana, e vem como manchete que o Manhenje será julgado apenas por um crime, um somente e o valor em jogo são 500 mim meticais!
E mais, o PCA do INSS, foi despronunciado.
Isso não te lembra nada Patrício?
É o pais que nós temos.
P.S. acredito que haverá a recaptura deste homem, mas logicamente, porque ele até gosta desta adrenalina ( verdadeiro homo delinquis), na primeira falha, ele evade-se, porque homens como este, gostam de desafiar o sistema, lhes dá gozo…verdade

Anonymous said...

nobre sociologo, a fuga do mr.mathe pode nao ter haver nada com "poderosos interesses", mas olhemos para o caso da versao moxambicana do mr.mathe o kual nao preciso de citar o nome, olhemos para a natureza e tipologia dos crimes por ele cometidos, e ainda para as circunstancias das fugas para logo percebermos que o melhor e' duvidar e investigar. assim sendo a primeira hipotese que se deveria colocar seria.............

Julio Mutisse said...

Ilustre Anonymous, tenha santa paciência. Acredite que agente se cansa de ver as pessoas dizerem as mesmas coisas todos os dias. As mesmas explicações para fenómenos por vezes tão díspares entre si. Cansa.

Ilustre Anonymous, tenha santa paciência, neste país a resposta mais fácil que se pode dar a qualquer fenómeno é que HÁ MÃO PODEROSA. Seria essa a resposta que se daria se o Mathe tivesse fugido da BO. E durante semanas teríamos blogs a desdizerem dos nossos líderes e dos nossos governantes.

Ilustre Anonymous, tenha santa paciência.

Nelson said...

Eu vou fingir que nao estou a entender oque estou a entender. Apartir desse fingimento vou fingir que o trio Anibalzinho se evadiu nas mesmas circunstancias que mate a saber enquanto os guardas assistiam uma partida de futebol. Vou fingir que as outras fugas de Anibalzinho foral igualzissimas a do Mathe. Vou fingir que bem sozinho Anibalzinho conseguiu ir parar em Canada so para desafiar o sistema. E porque tenho muita paciencia vou fingir que Africa do Sul 'e Mocambique.

amosse macamo said...

Nelson, nao duvido que haja alguma mao nas fugas do Anibal (o ultimo julgamento do Anibal,do qual participei, cimentou e muito esta teoria(?), digo afirmacao, pelo que nao tens que fingir.
o que me preocupa e deve preocupar o Patricio 'e o corrermos para concluir.
mas lhe digo corre qualquer coisa na veia destes homens (Anibal, Mathe e compnahia), que foge dos interesses de quem os manipula...
Anibal, ja mostrou com seu comportamento, que nem que tenha promessas de que sera tirado das celas com seguranca, se lhe surgir uma oportunidade de se evadir, ele pega.

Patricio Langa said...

Caros amigos obrigado pelos vossos comentários.
Vou fazer um comentário geral para contrariar uma tendência que se está a tornar moda nos debates. Nesta postagem referi-me a atitude precipitada que alguns analístas da praça têm de dar resposta para tudo, até para aquilo que ainda não aconteceu. Chamo a esse tipo de análises de teórias 4 x 4, ou como diria o sociólogo Elísio Macamo, acusações de feitiçaria. Esse tipo de raciocínio é, infelizmente, comum na nossa esféra publica. Disse, e penso que foi claro, que se a fuga tivesse sido em Maputo, as teórias que prevalecem indicariam para o envolvimento e gente poderosa. E diriam isso com toda a convicção. É esse o hábito de reflexão no nosso pais. Tudo tem que ter explicação, até aquilo para o qual ainda não encontramos a explicação. Nunca se dá beneficio a dúvida.
Há quem entendeu que eu estivesse a dizer que da mesma forma que Ananias Mathe fugiu da cadeia de máxima segurança aqui na Africa do Sul, Anibalzinho fugira da BO ou da esquadra em Maputo. Trata-se de uma autêntica distorçar do que eu disse. A primeira condição para se estabelecer um debate inteligível com alguém em procurarmos entender o seru argumento tal e qual é apresentado. Distorcendo o que disse, o distorcedor passa é a debater com o eu erro e não com o meu argumento. Os textos longos que tem caracterizado algum dos nossos blogs devem boa parte a tentativa de disfazer equívocos. Faz parte da competência crítica no debate procuramos representar com fidelidade o que os outros dizem.
“Vou fingir que as outras fugas de Anibalzinho foral igualzissimas a do Mathe”! Alguém mais terá entendido, do meu texto, esta sugestão? Este tipo de frase reflecte esse tipo de teórias 4 x 4: “Só pode ser”, “não há fumo sem fogo”, “só pode ser uma mão poderosa”. Quer dizer, no lugar da dúvida colocam o dogma. A dúvida leva a investigação, a investigação à busca de mais informação, a informação pode gerar conhecimento. O dogma torna-nos intolerantes porque convencidos que já sabemos. Afinal, só pode ser!

Patricio Langa said...

Oi. Ximbi….
Perdoe-me não ter respondido o teu comentário, que aliás leva consigo uma questão. A fuga de Mathe é coisa recente. No enatnto, já está de novo as no cabalouço. Na semana passada, ele admitiu em tribunal que subornou alguns guardas.
Abraço

Ximbitane said...

Ha quem diga "antes tarde do que nunca", quem sou eu para nao aceitar o "esquecimento"? Alias, quer-me parecer que nao fui a unica esquecida, apesar do privilegio de ter sido recordada (por ser a unica? Nao importa!).

Patricio Langa said...

Ximb….
Cás estás de novo, sempre a picar no meu cancanhar de Aquiles. Alguns comentários, penso, ficam respondidos com o silêncio de concôrdia. Não é por acaso que as discórdias é que geram debates longos. Mas estão reconhecidos e agradecidos os comentários do sempre atencioso e Modascaveleiro, Amosse Macamo; do anónimo que descobriu o sinónimo do meu nome, o que me enobreceu, ainda que parece não me ter entendido bem, bem; do Julio S; do Nelson, ainda que não me tenha simpatizado com a sua intervenção sarcástica, e a sua Ximbi…!
Bhasi (é assim?)!
Abraço

Ximbitane said...

Hehehehehe, eu so quis um esclarecimento, so e mais nada! Ainda assim valeu porque o mal foi quase que justamente dividido por todas aldeias, ainda que uns tenham tido o privilegio de degustar dos melhores naquitos...

Patricio Langa said...

Ha,ha,ha, “a César o que é de César”!
abraço

Anonymous said...

This feature adds more digital camera ratings and is perfect for professional nature photographers who want to take photos
with no artificial lighting. The people today that invest in this camera, possibly have an limitless price range, or are expert photographers.
The EOS 5D Mark II naturally characteristics a total-frame sensor, but the resolution enjoys a
considerable increase through the 12.

Visit my website; canon 5d mark iii

Anonymous said...

It can help you in your business life, school, or personal
life. On the website or through the smartphone apps, you can view your energy usage and compare your usage to people in your geographic region or across the globe.
To save energy, the aim was for residents to program their schedules for regulating
home temperatures, which proved to be complex and not popular in use.


Also visit my website: nest thermostat review