Saturday, September 29, 2007

Recordando Samora Machel: se vivo, completaria hoje 74 anos!

Se vivo, Samora Moises Machel completaria hoje 74 anos. Leiam aqui um pouco da biografia do primeiro presidente de Moçambique. Sua influência se expandiu além fronterias.
Considerado um inimigo da Igreja, hoje até denominações religiosas, parece Brasileira, usam seu o nome. Veja aqui Igreja Batista Samora Machel!Curioso!
No livro Combates pela Mentalidade Sociológica, do professor Carlos Serra, podereis encontrar uma das poucas análises sociólogicas interessantes sobre o Samorismo como uma crença anómica de massas.









6 comments:

mãos said...

Caro Patricio Langa,

Obrigado por esta recordação deste Homem que vie em cada um de nós. SAMORA VIVE...claro que cada um tem o seu ponto de vista em relação ao tempo que este Homem viveu...

A minha visão em relação a Samora Machel destaco na area cultural. Samora era um Homem que tinha o amor as artes, este meu posicionamento enquadra-se na pouca vivência que tive na altura quando membro da continuadores de Moçambique e em algumas conversas com homens ligados as artes letras os quais deram seu ponto de vista em relação a esta figura, nomedamente Calane da Silva 8Director do Centro de Estudos Brasileirios e Escritor, Lina Magaia Combatente e Escritora, Filimone Meigos escritor e Sociologo, David Abilio, director da CNCD, Naguib , artista plástico.

Como contributo de Samora nas artes podemos destacar várias iniciativas, eu preferi retirar este extracto de uma assinatura no livro de honra numa exposição do artista plástico Naguib, onde Samora mostrou que também é poeta...deixou alguns versos, ai estão ....

É belo gostar pelo belo.
A vida é bela quando vivida intensamente e
Sobretudo quando é feita por nós.

Samora M. Machel
15.04.1986

mãos said...

a pressa é inimigo da perfeição, dai que onde se lê VIE, deveria ser VIVE

Aguiar said...

lindo o post, sem duvida. Presumo que a escolha das fotos nao tenha sido aleatoria. Alguem disse um dia q qto maior for a incertitude de um futuro melhor, mais o passado é chamado em socorro de um presente precario. Esta de acordo com esta farse? foram estas as razoes que o levaram aqui e agora a evocar a "memoria" do passado recente? Para que serve a memoria. Porquë tanta "Samoria" agora?
agradeço antecipadamente sua resposta.
Saudaçoes cordiais.

Patricio Langa said...

Caros I.Aguiar e Mãos

Obrigado pelo comentário.
Samora foi e é ainda uma figura complexa. Era preciso uma espécie de “Samoralogia” para entender um pouco das várias dimensões da vida intensa desta figura. Nesse exercício de compreender o homem - irrelevante seria, no meu entender, saber se agradou a gregos e troianos - o mais importante seria olhar para o contexto social, político, económico, cultural e ideologico em que ele emergiu e se afirmou.

Iolanda. A escolha das fotos não foi aleatória nem propósitada. E talvez nem tenha sido escolha. Coloquei apenas as que tinha disponíveis e que tentam ilustrar algumas das diferentes dimensões da vida de Samora. Não se se chamaria a minha atitude de Samoria (nem sei bem o que seria isso), mas acima de tudo Samora foi o primeiro presidente do meu (nosso) país. Isso para mim é mais do que suficiente para recordá-lo. Podiam até ser pessoas! Tenho visto aí em vários blogs figuras de Luther King, Bob Marley, Chê-Guevara e tantos outros. Cada um tem os seus ídolos, pelas mais diversas razões.

Anonymous said...

Aloha, sou Cientista Social, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.
Nascido a 14/04/1967 em Lourenço Marques, filho de Amadeu da Maia Silva Peixe e Ana Maria Mendonça Didier Silva Peixe. Meu falecido pai(Um dos maiores nomes inscritos na História do Safári Africano, defensor e ativista da Natureza, teria a mesma idade de Machel. Fui expulso de LOURENÇO MARQUES aos 6 anos, em 1973.
Desde lá sem "Terra", expulso por ser "Branco", "português de segunda classe por ser africano" - BRASILEIRO DE ALMA, POR TER SIDO ACEITO E RECONHECIDO COMO CIDADÃO NO BRASIL.
Que Moçambique recupere o que perdeu e agora totalmente renovada, que tenha capacidade ,após a limpeza étnica promovida pela FRELIMO, de se desenvolver com justiça social.
Coisa que até agora não vi.

João Carlos Mendonça Didier Silva Peixe

Anonymous said...

Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.