Wednesday, February 11, 2009

Jornal da UP!

Devem estar lembrados que coloquei aqui várias vezes postagens sobre o que considerei fenómeno de descaracterização da Universidade Pedagógica – a Desupeização da UP. Ainda não mudei a ideia que tinha nessa altura sobre o que sucedia na UP. Pois bem, devem recordar-se também que a nova direcção da UP, com a nomeação da Rogério Uthui para Reitor, trouxe como slogan a expressão “De volta à Academia e a academia de volta”. O primeiro retorno era físico, estudantes da UP haviam começado a colonizar salas de aulas de escolas primárias na suas redondezas por falta de instalações próprias. Ainda que se reporte a situação de salas superpovoadas, nalguns cursos, principalmente nos cursos pós-laborais, parece que as coisas tendem a melhorar. O segundo retorno é mais dificil de estabelecer pois não se trata de deslocação física, mas de princípios. É o retorno à Academia. A academia enquanto espaço cultural é marcado de vários actos simbólicos, ritualisticos, de passagem, sacro-profanos, como as cerimónias de graduação, de recepção de caloiros de atribuição de doutoramentos "HUMORES Causa" entre outros. A publicação de revistas ciêntificas, culturais, de docentes, estudantes entre outros actos faz parte desse contexto de produção cultural que as universidades tendem a criar. A UP criou, se não me engano, o seu primeiro jornal cujo primeiro número foi lançado em Dezembro de 2008 - o “UP NOTÍCIAS”! Está de parabéns a UP.

Leia a seguir, em texto reproduzido, a nota do editor e pode aceder ao jornal aqui.


EDITORIAL

Estamos a abrir mais uma página na vida da nossa universidade. É a primeira página do jornal UP Notícias. Pretendemos ser um jornal diferente, a nossa diferença é fundada numa construção diferente da mesma realidade, um olhar diferente sobre os mesmos factos, uma forma diferente de interrogar os mesmos factos, uma apreensão e interpretação diferente sobre a mesma realidade, a nossa realidade e a realidade dos outros. Tal como reza o nosso estatuto editorial, o UP Notícias pretende tomar parte activa no debate dos prin-cipais problemas nacionais e internacionais da educação, no estrito respeito pela diversidade de ideias e ideais, aceitando de forma pedagógica as diferenças como elemento central do debate em torno da academia e da sociedade. Estamos aqui, chegamos aqui, este é o começo, não é o fim, temos um longo caminho a percorrer, o caminho que percorrem todos os jornais, temos um destino, um horizonte, o nosso jornal não será vendido, é para dar a quem o quiser, a quem queira partilhar connosco a nossa forma de ser e de fazer, aquilo que nós somos e pretendemos ser, o jornal vai retratar o nosso mundo, o mundo da UP e o mundo visto da UP. Como forma de contribuir, modestamente, com a nossa e sua colaboração, surge o UP Notícias. Com material diversificado, pretendendo inserir algo que
eduque, que informe e que divirta. Em suma, que agrade aos leitores e não os deixe indiferentes. A nossa ambição é crescer, inserir textos de alunos, professores, funcionários administrativos e até mesmos ideias de cidadãos de fora da UP ou que já foram da UP.

Veja as nossas rubricas e mande a sua colaboração. Esperamos por si. É o nosso convidado
permanente.

Bem vindos ao número um do
Jornal Bimensal UP Notícias.
Eliseu Sueia (Editor)

5 comments:

Bayano Valy said...

acho que os objectivos que o jornal se propõe alcançar são bons. a questão é saber se a generosidade que se nos é apresentada hoje será uma constância. mas me preocupo com as várias falhas na pontuação.acho que não prestaram grande atenção a esse pormenor - logo uma publicação académica. mas essa é talvez apenas uma questão de forma and i'm just splitting hairs.

Bayano Valy said...
This comment has been removed by the author.
Júlio Mutisse said...

Espero que tenham bem consolidado o que pretendem do Jornal. Tenho para mim que, mais do que informar, o jornal tem que formar. E neste perspectiva de FORMAÇÃO, há que prestar atençãoa detelhes como esses da pontuação referidos pelo Valy...

Patricio Langa said...

Oi. Bayano e Júlio.
Penso que os dois tem razãoe colocam questões que deviam por a UP, mas particularmente o Jornal, a reflectir sobre o desafio que se colocaram. Vindo, a UP, do ‘buraco’ para onde lhe conduzou Machile este passo pareceu-me significativo, por isso o assinalei. Há um sinal que está a ser lançado pela “nova” UP para lhes darmos uma nota promissória. Esperemos que o cheque tenha cobertura depois.
Aquele abraço

Anonymous said...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.