Wednesday, July 4, 2007

A diplomacia Angolana da retaliação recíproca!

Entendo quase nada de questões ligadas as relações internacionais. Esse conhecimento é ainda diminuto quando de acordos e protocolos comerciais se trata. No entanto é de notar a diplomacia de reciprocidade adoptada pelos nossos kambas lá da costa Ocidental, os mangolês, quando se trata de se lhes aplicarem sanções por motivos que eles julguem injustificados. Primeiro foram os Portugueses a proibir os manogolês de conduzir em terras lusas com a carta angolana. Prenderam-lhes inclusive a sua estrela do futebol, o Mantorras, por conduzir angolanamente encartado. A diplomacia Angolana não se fez esperar, aplicou-lhes a mesma sanção. Nenhum Português em território Angolano poderia dirigir usando a carta Tuga. Resultado, não tardou a revogação de tal sanção. Mais recentemente foram os britânicos a impedir os aviões da TAAG de sobrevoarem seu espaço aéreo alegadamente por questões de in/segurança dos voos das linhas aéreas angolanas. Coincidência ou não no dia do anuncio da sanção uma aeronave da TAAG despenhou-se em território Angolano ceifando a vida de cinco pessoas. Era a evidencia necessária para sustentar as alegações. Os mangolês mais uma vez achando-se injustiçados e as acusações sem fundamento aplicaram a diplomacia de reciprocidade. Proibiram os voos da British Air Ways de sobrevoar o espaço angolano. Como disse, não sei que outras implicações práticas esta atitude, da diplomacia angolana, poderá trazer para aquele pais com o qual partilhamos o idioma oficial. Uma coisa parece-me certa, deve levantar-lhes a auto estima, orgulho e o sentido de soberania. Leia mais aqui.

2 comments:

Anonymous said...

:) é caso para perguntar que tipo de diplomacia desenvolvem os Santorras? segundo http://jornal.st/noticias.php?noticia=2809
"STP Airways, que está dependente dos aviões da TAAG, tentou tranquilizar os seus passageiros em São Tomé e Lisboa garantindo que a questão «irá ser resolvida por via diplomática».

Caro Professor; existe uma relaçao entre autoestima e riqueza de um pais? A dependencia dos sao tomenses diminuiu a sua autoestima? Pobreza é inversamente proporcional à autoestima?

Anonymous said...

As an οther гesult, уou can alwаys giνе your mother all the
items fоr your upсoming weekend, іt cаn become youг prіvatе
and rοmantic rеtrеat for couples.
Thеу offer а free skin аnаlуsis ωith one οf these specіalist
consultantѕ entаіlѕ. Thе moԁeгn
ωorld іѕ structuгed іn such a seгеne envirοnment.


Reѵiew my sіte; offering sensual massage