O professor Carlos Serra (na foto) convidou-me a tecer algum comentário em torno do pronunciamento do Ministro da Educação, Bonifácio Aires Ali, segundo o qual: “nos estabelecimentos de ensino no país: Meta de passagem é 100 porcento”.(Noticiais, 30 Julho 2007). Podem ler a notícia completa aqui e aqui, e o comentário do professor Serra aqui, a quem agradeço pelo gesto. Infelizmente, não vou poder responder do jeito que eu gostaria e acho que o professor merece. Estou a preparar a minha viagem de regresso ao Cabo, e a terminar duas comunicações. Não teria tempo suficiente para fazer um comentário a altura para assunto tão complexo quanto polémico (basta ler as cartas de leitores, para ver quão polémico. Muitos concluem, rapidamente, que se trata de um sistema educacional para promover a mediocridade).
Vou, ao invés de escrever eu próprio, sugerir a leitura deste texto do sociólogo suíço Philippe Perrenoud. Perrenoud é uma referência na reflexão sobre esta matéria e a minha opinião, em relação a este assunto, é in/formada com influências de Perrenoud. O que diria, portanto, não fugiria ao substancial do que é dito na leitura que sugiro. Espero, assim, ser mais útil. A questão colocada pelo ministro, na gíria da sociologia de educação, enquadra-se na problemática do in/sucesso escolar e/ou educativo. Já vão muitos anos de debate, várias tentativas de teorização e sistematização, mas o debate é sempre actual. É um clássico da sociologia da Educação. Ficaria difícil emitir qualquer opinião sem fazer referência as principais tendências que esse debate teve ao longo do tempo. Vale a pena ler Perrenoud.
Vou, ao invés de escrever eu próprio, sugerir a leitura deste texto do sociólogo suíço Philippe Perrenoud. Perrenoud é uma referência na reflexão sobre esta matéria e a minha opinião, em relação a este assunto, é in/formada com influências de Perrenoud. O que diria, portanto, não fugiria ao substancial do que é dito na leitura que sugiro. Espero, assim, ser mais útil. A questão colocada pelo ministro, na gíria da sociologia de educação, enquadra-se na problemática do in/sucesso escolar e/ou educativo. Já vão muitos anos de debate, várias tentativas de teorização e sistematização, mas o debate é sempre actual. É um clássico da sociologia da Educação. Ficaria difícil emitir qualquer opinião sem fazer referência as principais tendências que esse debate teve ao longo do tempo. Vale a pena ler Perrenoud.
3 comments:
Patricio, lembra-me o caso de uma instituicao que nesse ritmo de pressao de numeros apresentava com normalidade 500% de cumprimento de metas! E sabes mais, os que nao cumprissem eram penalizados, nomeadamente despromovidos e alguns foram ate expulsos ou 'mandaram-se' para as ONG's. Pena dos 'nossos filhos que estudam por ca'... Emidio Gune
Emídio.
Está um “bom” tema para reflectir.
Não queres escrever algo mais sistemático?
Patrício.
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