Tuesday, November 20, 2007

A (in)justiça de DEUS ou outra forma de eclipse da razão!

Desde ontem que tenho recebido sms e e-mails com “piadas” e caricaturas apropósito da morte de Nyimpine Chissano. O tom geral dessas mensagens sugere a ideia de que justiça foi feita. Eu me pergunto: que justiça?
Que tipo de raciocício está por detrás deste sentimento/pensamento?
O que é que essa maneira de pensar- peculiar na nossa sociedade- nos diz sobre a nossa esfera pública? Imagino o alívio daqueles que preferem a emoção do desabafo no lugar da razão que exige pensar!

“Estranho” é o silêncio que noto na blogosfera - salvo esta excepção- até para anunciar a morte do jovem empresário. Deve se estar a respeitar o momento de luto e dôr por que passam familiares, amigos e não só!
Aguardem um artigo sobre o tipo de raciocínio que está por detrás das caricaturas e piadas que começaram a circular após se tornar pública a morte de Nyimpine Chissano, primogenito do ex-presidente da República, Joaquim Chissano.
Lá onde existem pessoas - pensando, agindo, insinuando, amando, odiano, fazendo tudo que os produz como indivíduos (pessoas) e produz a sociedade que somos, lá onde o homem da moral se cala, onde as boas maneiras nos aconselham o silêncio, onde o respeito pela vida/morte demanda prudência, enfim, lá onde se produz a vida em sociedade - existe materia prima para o sociólogo estudar a (sua) sociedade!
PS: Agradeço a Paula Massango pelo envio da imagem.

8 comments:

Bayano Valy said...

de facto há um silêncio mudo na nossa bloguesfera sobre este assunto. a juventuderebelde.blogspot.com também postou sobre a morte de nyimpine.

agora, a reflexão é bem vinda. há vários aspectos que levantas que me parecem a prior cheios de armadilhas - mas creio que os sociólogos estão preparados para isso. por exemplo, quando entras no campo da moral (acho que já tivemos uma lecture tua sobre esse assunto, onde te opunhas veementemente a que se fizessem as análises sob esse ponto de vista). mas mais do que tentar levantar polémica (do significado em inglês) quero acrescentar que talvez visses também que relação pode-se estabelecer da reacção popular à morte de nyimpine com a propalada degradação dos valores morais, erosão de valores culturais e sociais; se isso é algo generalizado ou não? eu perguntava antes como é que fora a reacção face a morte de saddam hussein, o que os gritos de alegria prenunciavam (longe de mim querer comparar nyimpine a saddam). food for thought?

bem, se eu tiver tempo quer dissecar a forma como a imprensa reportou sobre o caso. pública (estatal) vs "independente". a omissão ou rehashing de factos, entre outros.

chapa100 said...

bayano! o meu silencio esta aliado ao trabalho. estive na georgia e depois polonia, agora kosovo, e proxima semana maputo . tudo aparece quando existe muita coisa para experimentar desde o "golden roses, patricio-azagaia, os novos dados sobre a pesquisa sobre os linchamentos, a cimeira africa europa, e a primeira dama versus minimalismo de analise a sistemas de assistencia/protecao social". e tudo isso requer tempo. mas acho que muitos blogistas estao a reflectir. como diz o patricio ha silencios que falam.

chapa100 said...
This comment has been removed by the author.
Laurentina said...

Eu já tenho esta imagem à algum tempo, acho mesmo que logo no dia em que o infeliz morreu a recebi por mail.
Não a publiquei no meu blog nem comentei o assunto não por falta de coragem...mas apenas porque quando a recebi fiquei a olhar e a questionar-me...
Ponho-lhe a questão a si como sociologo sem querer ferir susceptibilidades.
Não sei quem fêz a montagem mas
1º- porque raio é que o infeliz foi para o céu depois do que fêz na terra.
2º- porque raio é que tem um anjinho na recepção de boas vindas e ainda por cima branco?
3º- não tenho nada contra, apenas porque é que os mitos religiosos são sempre brancos?
4º- já agora, branco, preto, amarelo, castanho, vermelho ou azul acho que ele não merece nada, muito menos subir...tinha mais era que descer às profundezas do inferno!!!
Atenção não considere esta questão provocatória, apenas questionável.

Beijão grande

Patricio Langa said...

Oi. Laurentina.
Olha, as questões que colocas e a forma como o fazes sugerem-me- na melhor das hipóteses - que já julgaste e condensate Nyimpine. Pois eu não o fiz. E acho que as instâncias competentes, aqui na terra, não o fizeram também. Por isso para mim, não existe infeliz, condenado, justiça etc, etc. Outra coisa, não me entra na cabeça a ideia de que a morte é castigo. Ninguém morre antes da sua hora. Todo mundo morre na hora certa! Não importa a forma e as causas da morte, que para mim são sempre naturais! Se o assunto foi remetido para Deus, bom esse é outro assunto sobre o qual ainda estou a reflectir! É que para mim Deus é mais uma criação do homem e não o inverso (heresia minha não é?).
Mesmo pensando diferente, respeito a sua opinião.

Anonymous said...

Vejam mais de 50 cometários sobre a morte de nyimpine, no link abaixo.

http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=10894

Patricio Langa said...

Caro Anónimo.
Os mais de 50 comentários de que fala não só são mesquinhos como revelam uma grave preguiça de pensar de seus autores. Há algumas excepções. Está por exemplo.

Likalogwa Ndhindhi - 2007/11/21 - 23:09
lamentavelmente anda aki gente q se diz conhecedora de factos q os não viveu. Para mim, além de a morte ser sempre triste, há o facto de que com a morte de Nyimpine, provavelmente jamais saberemos se esteve ou não ligado à morte de Cardoso! Tudo o q aki se diz, chama-se "conjecturas" e jamais passará disso! Até prova em contrário, ele era "inocente"!!!

Anonymous said...

Patrício Lango,

Como sabes exactamente que os comentadores no imensis foram preguicosos em pensar? Foste nas cabecas deles e viste que não pensavam?

Descupa-me, ó Langa, para ti quem pensa deve dizer o que tu pensas e escrever como tu escreves. E se não for isso, porquê não se preocupar em analisar profundamente nos mais de 50 comentários.

Em ti há muita coisa escondida em nome da Sociologia Frelimiana.