Wednesday, November 28, 2007

Os da esquerda e os da direita!

Um sociólogo que se quer como tal procura no seu oficio dar conta da realidade social, isto é, torná-la inteligível. Só isso! Nesse exercício espera-se que sua metodologia (teoria e método) seja explícita de modo a que qualquer um possa replicá-la. A partir do momento em que começa a virar para a esquerda ou para direita tende para o ofício do político. Nesse sentido, fica explicito o seu alinhamento ideológico (doutrinal). Começa, então, apregoar, a conquistar apoiantes e adeptos para as suas causas. Esses tipos não são mutuamente exclusivos, o que não significa que sejam a mesma coisa.

3 comments:

Anonymous said...

Convidem-se entre sociologos e facam uma reflexao sobre teoria e metodo em sociologia, torre de marfim, ciencia aplicada ou combinacao da duas, ou ainda activismo. Acho seria mais util a disciplina, se nao comecamos a pensar que so discutem subjectividades, mesmo sem nunca mencionarem nunca o (s) nome (s) um (s) do (s) outro (s)!

Patricio Langa said...
This comment has been removed by the author.
Patricio Langa said...

Pode ser o caro leitor “anónimo” a organizar esse tipo de debates porque não? Pelo seu comentário nota-se que entende e 'bem' do assunto.Concordo com sigo numa coisa. É preciso começarmos a debater abertamente.