
Tuesday, June 12, 2007
CNE já tem presidente!

Subscribe to:
Post Comments (Atom)
“B’andhla” – ou Agora- é um lugar por excelência democrático, para o debate de ideias, consoante a descrição das assembleias gregas de Atenas de (900s–700s AC), ou dos encontros de baixo do cajueiro na experiência de alguns povos africanos. Ideias que dizem respeito a todos nós enquanto comunidade de destino. Neste espaço espero que ninguém tenha receio de dizer o que pensa por medo de estar enganado. Só se engana quem pensa, mas também só pensa quem se engana! É ou não é?
2 comments:
alguém sabe me explicar porque é o chefe do estado, que é eleito, a empossar estes órgãos? porque não é a alta autoridade para a função pública, o tribunal supremo ou o concelho constitucional? apenas curiosidade.
Elísio!
Colocas perguntas pertinentes.
Não tenho respostas prontas para elas, mas tenho opinião formada sobre o assunto. Da mesma maneira que considero inapropriada e anacrónico, para o contexto sócio-político actual,pós-marxista-Frelimista, a prerrogativa de que goza o presidente para nomear Reitores para as universidades públicas. Ao continuar a fezê-lo, dilui-se todo o sentido de autonomia de que supostamente deveriam gozar essas instituições. Penso que o mesmo se verifica em relação ao presidente da CNE, ao presidente do Conselho Constitucional, e ao do Tribunal Supremo. Ou estarei enganado?
Post a Comment