Wednesday, June 20, 2007

Criada Academia de Ciências!

“Segundo fonte daquele órgão, são objectivos desta instituição contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em Moçambique, divulgar os avanços científicos nacionais e universais, prestigiar a investigação científica de excelência feita no país, elevar a ética profissional e a valorização social dos cientistas nacionais, bem como estreitar os vínculos dos cientistas entre si, com a sociedade e com o resto do mundo”.Maputo, Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007:: Notícias. Leia aqui

3 comments:

Egidio Vaz said...

Esta, caro Patrício, não é academia de ciência nenhuma, pelo menos da forma como a concebo. Melhor seria chamá-la "Academia para Políticas de Ciência e Tecnologia de Moçambique, que no fundo não passará de um aglomerado de políticos, com títulos académicos sonantes para "desenhar políticas". Em última análise, não passará mesmo de uma ACADEMIA; aliás academia de boxe também temos cá em Moçambique. E de dança também.Não passa, em última análise, de uma forma de chamar a um grupo ou instituição de académicos políticos.
Fui cético demais, mas espero que daqui há anos, esteja errado e o Patrício Langa se beneficie dela.
Terei o prazer de "apanhar" um carolo seu.

Patricio Langa said...

Oi Egídio.
Nós criamos o hábito de achar que discórdia é porrada.
Isso as vezes cria uma certa tensão desnecessária e maléfica para quem quer construir um clima são de debate. Na verdade nunca tive essa experiência com o Egídio. Acho-o um excelente interlocutor. Gosto, enfim de debater ideias consigo mesmo quando pensamos diferente. Portanto, não lhe vou dar carolo algum. Vou sou perguntar-lhe sobre as suas razões para esse cepticismo? Nem estou a dizer que eu não sou céptico em relação a academia. Mas quem sabe se começarmos por apresentar as nossas razões teríamos mais matéria para nos darmos carolos? Recorda-se de um texto em que eu defendia, de forma algo exagerada, que em Moçambique não se produzia ciência? Uma posição (conclusão) muito forte. Precisava fornecer razões fortes para sustentar tal conclusão. O que eu quis dizer na verdade é que o contexto institucional da nossa “academia”, universidade fica melhor, não permite a produção de ciência, o que não impede que existam pessoas isoladas ou em grupos bem localizados fazendo trabalho de relevo. Nestas circunstancias, e mesmo sem elaborar o meu argumento, poderia dizer que: não é a academia de ciência que vai produzir cientistas, pelo contrário, são cientistas que produzem uma academia. E cientista que eu saiba, não significa apenas ostentar credenciais, como é comum entre nós.

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,