Wednesday, June 20, 2007

Breve porém crítica reflexão sobre a noção de sociedade civil![1]

O jornalista Beúla, do semanário Savana, colocou-me um desafio em forma de perguntas, num comentário deixado aqui neste blog. Na altura, por que me encontrava de viagem, não o pude responder, tendo prometido fazê-lo assim que desenrascasse algum tempinho. Pois bem, com este texto inicio uma tentativa de resposta as questões levantadas por Beúla. Começo por recordar as questões para melhor situar o leitor que nos vai acompanhar.

“Já agora, Patrício, afinal a quem se refere ou nos referimos quando dizemos "Sociedade Civil", Que a Sociologia diz sobre pomposa "Sociedade Civil". Se as ciências sociais dizem algo sobre a "Sociedade Civil", é possível identificar esse algo em Moçambique? Como se manifesta?Levanto essas questões a propósito dos membros da CNE indicadas pela "Sociedade Civil" (Beúla).

Pessoalmente consegui contabilizar, pelo menos, dois grupos de perguntas que Beúla coloca. Vou designar o primeiro grupo de questões de âmbito ontológico e ao segundo de questões âmbito sociológico. Todas estão de alguma maneira relacionadas, mas podendo ser igualmente tratadas de forma independente. As questões ontológicas procuram saber o que é, i.é, a essência de alguma coisa. Neste caso seria a questão de saber o que é sociedade civil. No entanto, a questão foi formulada de outra forma pelo jornalista. A quem nos referimos quando dizemos Sociedade Civil? Com esta questão Beúla quer saber: a) quem é a Sociedade Civil? b) Quem são as pessoas ou indivíduos que a constituem? Parece-me, logicamente, impossível referirmo-nos a “quem é”, sem nós questionarmos “ o que é”[ sociedade civil?]. Aí reside o aspecto ontológico da questão. O segundo grupo de questões é de âmbito mais restrito, ou se quisermos, disciplinar pois se refere ao contributo que determinadas ciências, [como as sociais] - essas que para algum sectores miope-progressistas são inúteis – podem dar para compreendermos esse fenémono chamado sociedade civil. O que é que a sociologia diz e nos poder dizer sobre a sociedade civil? É possível observar empiricamente esse dito no contexto Moçambicano? Por exemplo, “a sociedade civil” que participou na selecção dos membros da CNE é a mesma "sociedade civil" dos ditos sociológicos? O que distingue aquela “sociedade civil” da sociedade? Como se pode ver podemos derivar várias perguntas das perguntas, pertinentes, colocadas por Beúla. A sua pertinência reside, entre outros aspectos, no facto de nos proporcionar uma oportunidade para reflectirmos sobre coisas aparentemente óbvias. Daquelas coisas que sabemos até nos perguntarem o que são e logo descobrirmos que não sabíamos o que são. Sugiro então que comecemos pela origem histórico-etimológica da palavra "sociedade + civil". O próximo texto vai tratar da origem do termo sociedade civil. [Até Breve!].

3 comments:

Jaime Langa said...

Patrício, aguardo o texto com muita expectativa. Estou muito interessado em saber se eu faço parte da sociedade civil.
Jaime Langa

Anonymous said...

Pois pois. importa saber a quem de facto representa essa "sociedade civil", porque pessoalmente não me sinto representado pelos “representantes” da mesma. E os critérios para escolha de tais representantes? E a sociedade participa mesmo?

Elton B.

Mangue said...

Talvez a questão possa partir já do próprio conceito de "sociedade civil", como conceito em si (desde Hegel, Marx, Gramsci...) do que propriamente da soma dos conceitos que o compõem. Creio que a preocupação esteja mais na politização da nossa sociedade civil em que, no caso, acaba por se dissociar do povo.

Abraço