Thursday, May 17, 2007

O medo da Policia! 3

Há dias coloquei uma postagem, aqui, sobre a detenção de quatro jovens na Matola suspeitos de haverem morto um cidadão de nacionalidade Francesa. Na altura interrogava-me sobre os procedimentos legais da prisão preventiva. Sendo leigo em matéria de direito solicitei a ajuda de Ilídio Macia, jurista, que se prontificou a elaborar mais, sob ponto vista jurídico, as minhas inquietações. Ilídio fê-lo, e com muita clareza. Como seria de esperar não pode, na sua elaborada resposta, dar conta de tão vasto e inesgotável assunto. No entanto, fornece-nos instrumentos importantissimos e que nos permitem questionar em que medida na sua actuação a policia respeita e faz respeitar os preceitos legais sobre a prisão preventiva, nas suas variadas vertentes.
A impressão que fica, de experiências como a relatada no caso dos jovens da Matola, é de que as prisões não só são arbitrárias como visam produzir indícios. O que é ilegal. É por isso mesmo que mais uma vez vale apena rever a plausível hipótese de que
o maior problema do crime em Moçambique é a vulnerabilidade do cidadão perante o agente policial.

2 comments:

chapa100 said...

podes crer patricio da vulnerabilidade do cidadao. mas a mim interessa-me porque o cidadao e vulneravel? e neste momento de crime violento, o que faz o cidadao mais vulneravel do que a policia? essa vulnerabilidade e provocada pela fragilidade de instituicoes de protecao publica ou pela anomia social? a policia esta preparada para os desafios da sociedade actual? porque?


nao sao questoes melhor formuladas, mas podem questionar o medo social do policia.

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,