Tuesday, May 8, 2007

UP reduz assimetrias regionais - considera Rogério Utui



"A CRIAÇÃO de delegações da Universidade Pedagógica nas províncias é um imperativo ditado pelo crescimento sociocultural e pela necessidade de se reduzirem as assimetrias regionais em Moçambique, segundo disse quinta-feira última, em Venhece, distrito de Xai-Xai, Rogério Utui, Reitor da UP, falando nas cerimónias que marcaram a abertura oficial daquela instituição do ensino superior em Gaza"

De acordo com Utui, esta é a sexta instituição do género no país, tendo anunciado na ocasião, estarem em instalação estabelecimentos similares em Massinga, província de Inhambane e Montepuez em Cabo Delgado. Segundo ele, é objectivo da UP levar até 2012 a Universidade Pedagógica para todo o país, que irá formar professores de todos os níveis. Para dar resposta à extensão do primeiro ciclo aos distritos, de acordo com o reitor, estão a ser treinados a partir deste ano académico, graduados provenientes do ensino pré-universitário, por um período de um ano, e recebem matérias relacionadas com pedagogia, didáctica e algumas disciplinas de especialidade. Os futuros docentes após a formação são designados para leccionar nos distritos, tendo a possibilidade de obter bacharelato, em quatro anos, num regime de formação à distância. Falando na ocasião, Djalma Loureço, governador de Gaza, considerou a universidade como instrumento estratégico e incontestável que vai impulsionar o desenvolvimento da província, um local de sistematização de conhecimentos que muito bem irá contribuir para o combate à pobreza. “Desde a sua criação no país, a Universidade Pedagógica tem dado provas de que o ensino superior no país não está reservado apenas a uma elite, é para todos, um local onde a preocupação do estudante não se deve restringir apenas à obtenção do diploma, mas usar o conhecimento adquirido em benefício das comunidades com quem deve constantemente interagir ”, disse. Num outro desenvolvimento, aquele governante alertou a necessidade de os quadros superiores deixarem de ser simples repercutores de teorias assimiladas nas faculdades, assumindo-se como alavancas para o desenvolvimento da auto-estima.
  • Depois de ter emitido um bom sinal, logo depois da nomeação, parece que Uthui enveredou pelo discurso de formatura.
  • O que faz um Reitor que, em várias ocasiões, defendia uma visão unitária de campus universitário como mais apropriado para os fins académicos mudar de ideia num piscar d’ollho?
  • Formular o problema da expansão do ensino superior como sendo o de resolver o “problema” das “assimetrias regionais” ou vice-versa será a melhor? O que significa resolver o problema das assimetrias regionais? Que assimetrias? De acesso ou de sucesso? Vamos levar a universidade à todos estudantes nos distritos ou levar todos estudantes do distrito à universidade? A primeira alternativa, num país como o nosso sem recursos, não só é mais onerosa como é a que mais desigualdades sociais pode perpetuar, pois nunca se vai conseguir oferecer uma universidade com as condições, por exemplo, daquela do Maputo. A segunda alternativa requer mais pensamento, menos recursos financeiros, e parece que pode perpetuar menos as desigualdades sociais a partir da própria universidade.

3 comments:

Anonymous said...

A UP parece estar em boas mãos,mas que dizer dos cursos de formação de professores em um ano com quatro anos de formação à distância para obter o bachareto?
Não parece ser preciso muita reflexão para simplesmente dizer que é mais uma utopia em que estamos conscientemente a embarcar. Na educação já lá vão pelo menos três "PROJECTOS" que me parecem absolutamente insustentáveis e com consequências muito difíceis de prever: educação para todos (até 2015), ensino bilingue (nos moldes em que está concebido), formação de professores de 12ª+1+formação à distância. Nobres os objectivos, mas, e o resto?
Fátima Ribeiro

Patricio Langa said...

Concordo plenamente!

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,