Wednesday, May 2, 2007

A posição da UEM no ranking de Universidades Africanas.

A Universidade Eduardo Mondlane ocupa o 23°lugar na mais recente classificação da “webometrics Ranking of World Universities”. É caso para se dizer que a UEM ainda colhe os louros do prestígio que amealhou ao longo da sua história. Resta saber se a UEM ainda o faz para merecer. É saliente na classificação o facto de oito universidades Sul-africanas ocuparem os lugares cimeiros com destaque para a Universidade do Cabo (University of Cape Town). De notar, também, é a ausência de qualquer outra universidade Moçambicana.
A metodologia e os propósitos deste tipo de classificações podem ser vistos
aqui.

3 comments:

Egidio Vaz said...

Provavelmente a classificação nos induza em erro de interpretação dado que o principal critério (informação dispopnível na internet)não está actualizado.

Para além dos princípios de Berlim sobre instituições de ensino superior não existe nenhuma outra forma de apreender a realidade das Univrsidade Africanas senão ir à internet. E como já disse, a Interlab possui uma base de dados desactualizados acerca das Universidade ou Instituições de Ensino Supeior Africanos.
Prova disso é que para além da UEM, maldosamente não aparece nenhum outro link das nossas instituições de ensino superior. Isto ou é preguiça ou é maldade, dado que sabemos todos que a maioria possui um site na internet. Mesmo falando da UEM, aparece o tal do BIUEM, que se foi com Eduardo Namburete, Cea que já não possui portal e nem menciona a Fundação Eduardo MOndlane e sua Imprensa Universitária, que deveriam obrigatoriamente constar nas referências.
Mais, não vi a Universidade de Makerere (Uganda), bastante produtiva, muito menos a de Ibadan, Nigéria, que é de longe mais produtiva, mais competente que a nossa UEM. Com tantos Professores e Doutores com créditos firmados a Universidade de Ibadan pode se orgulhar de até exportar cientistas (sociais como não)para os EUA e Reino Unido. Infelizmente e para o meu desagrado, nem figura por ai. Portanto, o que esta firma deve fazer primeiro é actualizar os seus motores de busca de universidades (dado que este concurso é feito sem anuência dos visados) de modo a abrangir mais universidades e ter a certeza que o produto que lançam é digno de crédito. Por mim, a classificação das Universidades ainda não foi feita.

Patricio Langa said...

Tens toda a razão E.V.

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,