Friday, March 9, 2007

A prioridade do Novo Reitor da UEM.


O Jornal Notícias publica na edição de hoje, 9 de Março, uma entrevista com o novo reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Padre Filipe Couto. Das várias perguntas feitas achei mais interessante a seguinte, claro, pela sua resposta.

Um reitor para Combater a Pobreza Absoluta!


NOT – Uma vez assumido o cargo, quais são as suas grandes prioridades?
PC - Fazer com que a UEM participe mais no combate à pobreza absoluta, actuando com maior incidência nos distritos, formando quadros com qualidade e visão extraordinária na geração de emprego. Esse papel não pode ser visto como alheio à instituição, mas sim como um valioso contributo à causa nacional. Esse papel deverá ser desenvolvido em parceria com diferentes instituições do Estado. Como a UEM é grande, essas tarefas deverão ser descentralizadas, onde os meus colaboradores devem ter um papel mais interventivo e actuante. Temos que formar uma equipa coesa e que prioriza o diálogo. A universidade existe há 30 anos e tem dez faculdades, com iniciativas próprias, por isso temos que trabalhar em sintonia para o seu desenvolvimento, sobretudo nas províncias. Devemos apostar no reforço da cooperação e partilhar conhecimentos. Outro ponto importante é mantermos uma estreita colaboração com as instituições do Estado, onde pontos fulcrais como Agronomia, Veterinária e Genética devem ser mais explorados pela UEM e Estado.

Há muito que se pode questionar, muito mesmo. Coisas que caberiam na pergunta genérica: COMO? Como é que uma universidade participa no combate a pobreza absoluta? Ohh, já esta aí algumas respostas e mais perguntas:

a) “Actuando com maior incidência nos distritos”; (Porquê? Para estar de acordo com a definição política do partido? O distrito como base do desenvolvimento? Porque o distrito deve ser prioridade? Não seria melhor mudar o governo central para o distrito. A propósito, distrito, aqui, o que significa? Rural?

b) “Formando quadros com qualidade e visão extraordinária na geração de empregos?” Como se faz isso meu Deus? A qualidade do ensino superior, em Moçambique, melhor na UEM, será definida e medida pelo indicador capacidade de criar seu próprio emprego? Que visão extraordinária!!!!

c) “Esse papel deverá ser desenvolvido em parcerias com diferentes instituições do estado”. Parcerias! Devem ser aquelas do tempo do antigo presidente, as inteligentes! Parceria com ministérios?

d) “Descentralização de tarefas”;( Como isto será feito?)

e) Priorizar o dialogo; (Sem comentários)

f) "Reforço da cooperação para partilhar conhecimentos"; ( Como se partilha o que não se produz?)

No menu de prioridades está tudo menos uma visão clara de como se irá produzir conhecimento e estimular a investigação.
É de uma universidade que se está a falar ou de um ministério de Combate a Pobreza Absoluta?
Mais insinuações minhas G.M, mais insinuações!

4 comments:

Elísio Macamo said...

caro patrício, importas-te de me mandar a entrevista completa? infelizmente, não tenho acesso ao notícias online por razões técnicas que me ultrapassam.

Patricio Langa said...

Oi. Elísio.
Claro, já te envio.

Patricio Langa said...

Oi. G.M.
Isso é salutar para o debate. Aguardo, então, teu comentário.
Permita-me sugerir-te que o coloque no post principal e não no espaço para comentários.
Imagino que o texto venha a ser, relativamente, logo.

Anonymous said...

Bloodroot paste is as well said to be victimized on seventh cranial nerve Skin Tags.

What we key as moles like the looks of them and wish
well to receive them remote, which is apprehensible.

Here is my blog - mole removal prices
My webpage: mole removal before and after