Friday, March 9, 2007

Reitor da Jean Piaget demite-se

"O REITOR da Universidade Jean Piaget, com sede na cidade da Beira, Jorge Barros, apresentou formalmente na passada quarta-feira a sua carta de demissão, entretanto já aceite pelo Colégio de Direcção da instituição.
Maputo, Sexta-Feira, 9 de Março de 2007:: Notícias

Já na mesma quarta-feira, Jorge Barros fez questão de se reunir com os estudantes da instituição, aos quais comunicou a sua posição. Até ao fecho da presente edição o nosso Jornal não havia apurado os motivos que levaram o Reitor a apresentar a sua demissão. A Universidade Jean Piaget é a segunda maior instituição privada de ensino superior a operar na cidade da Beira, depois da Universidade Católica de Moçambique (UCM)".[Jornal Noticias, 09/03/07].[Fim].

Visitei o Instituto Jean Piaget no ano passado, havia me deslocado à Cidade-Beira no âmbito de uma pesquisa sobre a expansão e diversificação do ensino superior em Moçambique. Pude, nessa visita, rever um ex-colega de faculdade que me levou a visitar a instituição. Estava curioso, pois, entre o menu dos cursos oferecidos pelo Instituto constava o de sociologia. Ocorreu em primeiro lugar saber quantos mais sociólogos além do meu ex-colega leccionavam no referido curso. A resposta deixou-me estupefacto. Ele, jovem recém-formado, praticamente era o único com a formação específica na área. Podia existir um e outro curioso que tenha tido uma ou outra disciplina de sociologia durante a sua formação. Mas sociólogo, mesmo, que tenha se formado numa faculdade com essa vocação quase que não existiam. Fiquei estupefacto!

Resolvi, então, visitar a biblioteca. Não consigo imaginar uma instituição oferecer seja qual for o curso sem apetrechar a biblioteca com o mínimo de literatura necessária para leccionar o curso. Mas uma vez fiquei surpreendido pela negativa. Os poucos livros de sociologia que lá existiam, poucos mesmo, não faziam meia prateleira de meio metro. A imagem mais visível nas prateleiras era de fotocópias encadernadas. Pensei e questionei-me, introspectivamente, alguém autorizara esta instituição a iniciar as actividades lectivas nestas condições. Aproveitei a visita para fazer algumas fotos das instalações que ainda beneficiavam de obras. No letreiro vinha: inaugurado por sua excelência o...!
Espero que a demissão do reitor seja em protesto pela melhoria das condições de ensino e aprendizagem daquela instituição de ensino superior.

No comments: